Bolachinhas de Manteiga, Laranja e Arandos

Aqui no blogue Maio começa doce. Ontem com a receitas de mini-tatins, hoje com umas bolachinhas.

Apesar do sol e do calor que chegou com Maio, o nosso feriado foi calmo, para contrariar a correria das ultimas semanas. Houve tempo para almoçar na varanda, fazer caldo de frango para congelar, bolo de cenoura com especiarias e ainda umas bolachinhas, que já não as fazia há tanto tempo.

Agora vai-se preparando o fim de semana – que para muitos é maior – e o dia de mãe. O meu primeiro dia da mãe com o Zé Maria nos braços. Será certamente para recordar.

Sendo assim, porque não preparar estas bolachinhas para entregar à mãe no domingo?

Bom fim de semana.

(o workshop de amanhã, dia 3 de Maio, em Coimbra está esgotadíssimo. Se houver inscrições que o justifiquem será aberta uma “turma” também da parte da tarde, a partir das 15h. Mais informações em workshopquintaribeiro@outlook.com  )

Ingredientes para cerca de 25 bolachinhas:

175g de manteiga

80g de açúcar

220g de farinha

80g de arandos

Raspa da casca de 1 laranja

Preparação:

Numa taça bata a manteiga com o açúcar e a raspa da laranja até ficarem bem combinados. Misture depois a farinha, e os arandos (não precisa de triturar nada, misture inteiros!) e amasse usando as mãos.

Transfira a mistura para a banca da cozinha e forme um rolo com cerca de 5cm de diâmetro. Enrole bem em película aderente e deixe repousar no frigorífico pelo menos uma hora.

Ao fim desse tempo retire depois a película aderente e, com uma faca afiada corte o rolo em fatias de cerca de 1cm de espessura. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a assar, no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Deixe arrefecer e guarde num frasco hermético.

Bom Apetite!

7 respostas

  1. A Joana não é desse tempo e embora eu não seja muito mais velha, quando era criança o Dia da Mãe era a 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
    Tenho imensa pena que tenha sido mudado, embora nunca tenha deixado de o celebrar nesse dia. Para a minha Mãe e para mim nunca deixou de ser Dia da Mãe a 8 de Dezembro.
    Beijinhos!!

    1. Durante séculos o Dia da Mãe foi celebrado a 8 de Dezembro.
      Até hoje não percebi porque motivo foi mudado. Foi uma pena.
      Uma data tão nossa, tão portuguesa, tão cheia de história, e foi assim mudada.
      Tal como a senhora, também nunca deixei de o celebrar a 8 de Dezembro.

  2. Que bolachinhas lindas, Joana! Amanhã tb vou fazer algumas p oferecer à minha Avó no domingo 🙂 Tudo de bom para o workshop de amanhã e, já agora, Feliz Dia da Mãe 🙂 Bjinhos e bom fds!

  3. Olá Joana!
    Os mirtilos podem ser congelados, ou corro o risco de estragar as bolachinhas?!?
    Boa sorte para o workshop. Espero que corra tão bem como os do Porto 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *