Sopa de Peixe com Camarão

Mais um fim de semana preenchido. Ida ao Porto para uma apresentação que foi muito gira, e muito pouco convencional. Antes ainda houve tempo para levar o Zé Maria à piscina e para fazer as compras habituais no mercadinho biológico.

Domingo foi mesmo dia de estar em casa. Ao contrário do que eu gosto, não houve tempo para filmes e sofá. Foi preciso organizar a casa que estava literalmente de pantanas, depois de uma semana com outros afazeres que não permitiram manter as coisas como gosto.

Claro que também se cozinhou – e se experimentaram coisas novas – e preparei uma sopa de peixe para aproveitar a cabeça da corvina que comprei. Cá em casa não somos amantes da cabeça de peixe e costumo utilizar – quando compro o peixe inteiro – para fazer caldos de peixe caseiros e saborosos. Desta vez rentabilizei ainda mais numa deliciosa sopa de peixe.

Aqui fica a sugestão para começar bem a semana.

Ingredientes para 2 pessoas:

Para o caldo de peixe:

1 cabeça de corvina (pequena)

1 cenoura

1 cebola

1 rama de alho francês

Sal q.b.

5 grãos de pimenta preta

Azeite q.b.

1 alho francês – rama usada no caldo

2 tomates maduros

½ pimento verde pequeno

1 colher de sopa de polpa de tomate

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Folhas de manjericão

8 camarões cozidos

Preparação:

Coloque a cabeça de corvina num tacho. Acrescente a cebola descascada, a rama do alho francês, a cenoura também descascada e acrescente água até cobrir os ingredientes. Tempere com sal, os grãos de pimenta e um fio de azeite. Leve a cozer em lume brando durante cerca de 25 minutos.

Ao fim desse tempo escorra bem e reserve o caldo. Aproveite a cabeça do peixe e limpe-a de peles e espinhas reservando a cane.

Entretanto pique finamente o alho francês. Pele o tomate, retire-lhe as sementes e corte-o em cubinhos, assim como ao pimento.

Leve um tacho ao lume com o azeite, salteie o alho francês durante alguns minutos até que murche. Acrescente depois o tomate e o pimento em cubos e a polpa de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar mais alguns minutos. Acrescente depois o caldo de peixe – cerca de 500ml- e deixe ferver em lume brando cerca de 15 minutos. Com a varinha mágica triture bem até obter um creme homogéneo, sem grumos cremoso. Retifique de sal e pimenta. Divida por dois pratos ou taças o peixe reservado e junte os camarões.

Termine juntando o creme de peixe bem quente e decore com umas folhas de manjericão.

Sirva de imediato.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Tenho imensa vontade em comer sopa de peixe e dás aqui uma saborosa sugestão! Tenho q ganhar coragem e fazer 🙂 Bjinhos.

  2. Adoro esse tipo de sopa:). Deve ser deliciosa. Também estou a criar um blogue, depois dou notícias, um beijinho A Jasmim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *