Uma conversa à volta da mesa com chá, biscoitos e uma fatia deste bolo. Foi assim, de forma muito pouco convencional que se fez a apresentação do “Receitas para todos os dias” no Porto.
Um bolo pouco doce, perfeito para lanches, chá ou até para pequeno almoço, para quem gosta de começar o dia de forma mais gulosa. Um bolo com morangos, mas cuja receita original levava alperces. Uma sugestão deliciosa para preparar com qualquer fruta de verão que tenham em casa. Parece-me que também deve ficar delicioso com uma combinação de pêssego e framboesas, ou com ameixas, ou ainda com figos…. Alternativas, muitas alternativas.
Ingredientes:
(adaptado de “Saberes & Sabores – Vaqueiro”, nº221, verão 2014, página 28
Crumble de Amêndoa
50g de amêndoa com pele
40g de açúcar amarelo
50g de farinha
50g de manteiga fria
Base
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
70g de açúcar amarelo
80g de manteiga derretida
2 ovos
150ml de leite
150g de morangos
Preparação:
Comece por preparar o crumble. Coloque o miolo de amêndoa, o açúcar, a farinha e a manteiga no robot de cozinha e triture até obter uma espécie de migalhas grossas. Retire e reserve.
Misture depois a farinha com o fermento e o açúcar. Adicione a manteiga derretida e os ovos batidos com o leite. Mexa bem com uma colher de pau e deite esta mistura numa forma previamente untada e forrada com papel vegetal.
Retire os pés aos morangos e corte-os ao meio. Cubra depois toda a massa com as metades dos morangos e polvilhe com a mistura do crumble.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Sirva cortados em quadrados.
Bom Apetite!
7 respostas
uauuuu que aspecto divinal ..
beijinho
http://www.cookingwith-maria.blogspot.com
Tua receita é muito boa, parece incrivelmente saborosa!!
Abraços,
http://www.montealegrerefrigeracao.com
Delicioso obrigado..
Ja fiz muito bom ,obrigado Joana…
Que aspecto fantástico! E ainda por cima parece facílimo de fazer. A experimentar, talvez para o lanche de Domingo. Já agora, gostei de a ver hoje na RTP2. Parabéns pelo novo livro!
Joana, tenho aqui mirtilos recém-chegados da Feira de Sever do Vouga 🙂 Acho q vou fazer a experiência a ver como fica 🙂 Bjinhos e obrigada pela maravilhosa receita!
Joana, esta vai ser a sobremesa a apresentar á familia este fim de semana.
Obrigada por toda a magia que partilhas connosco.
Um bem haja!
Beijinho
Marta Venâncio