Peru Salteado “Limpa-Frigorífico”

O fim de semana já passou, entre uma celebração linda com toda a família. O batizado do Zé Maria e do primo, no domingo, concentraram todas as atenções e o regresso à semana normal foi mais lento do que se esperava.

A segunda –feira foi dia de muita arrumação e organização, e quando chegou a hora de tratar do jantar, foi mais do mesmo. Abrir o frigorífico e ver o que por lá andava.

Um resto de peru temperado que tinha sobrado de uma outra receita que tenho para partilhar, legumes vários e um jantar que limpou o que estava aberto e a necessitar de ser consumido.

Um jantar que dispensa apresentações e que faz parte do repertório de todos, com esta ou aquela variação.

Ingredientes para 2 pessoas:

175g de cubinhos de carne de peru (usei perna)

Sal e pimenta q.b.

1malagueta seca

1 dente de alho

½ batata doce grande – usei variedade de polpa cor de laranja

½ beringela

½ cebola grande

10 vagens de feijão verde

4 folhas de acelgas

2 colheres de sopa de coentros frescos

Preparação:

Tempere a carne de peru com sal, pimenta e o dente de alho picadinho.

Descasque a batata doce e corte-a em cubos. Descasque a cebola e pique-a também grosseiramente e corte a beringela em cubos. Prepare o feijão verde e corte-o em pedaços.

Leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte depois a carne de peru e deixe saltear até começar a ganhar cor. Junte depois a cebola, a batata doce e a beringela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Tempere de sal e acrescente a malagueta seca partida ao meio. Acrescente agora o feijão verde em pedaços e as folhas de acelgas grosseiramente picadas.

Deixe saltear até os legumes estarem macios.

Polvilhe com os coentros frescos picados e sirva de imediato.

Bom Apetite!

2 respostas

  1. E em pouco tempo uma refeição saudável, nutritiva e bastante acessível 🙂 Ontem tentei comentar a tua última publicação no Economia Cá de Casa, mas o computador apagou todo o texto mesmo antes de inserir o código 🙁 Como já era tarde, ñ tive inspiração para voltar a escrever tudo de novo, mas resumidamente só queria dizer que concordo ctg, tb já pus o olho nalguns carrinhos alheios e acho q as pessoas nem se apercebem q acabam por gastar tanto ou mais em porcarias do q em produtos crus para serem confeccionados em casa, de raíz. Acredito tb q haja mt gente com poucas possibilidades para investir em alimentos e produtos melhores, mas tb acho q é possível, nem q seja com menos frequência. Agora comprar tudo pré-cozinhado e saído do pacote, é mau em todos os sentidos, especialmente para os mais pequenos, q crescem a comer mal, por causa do regime alimentar q os pais desenvolvem em casa. Bjinhos e parabéns pelo artigo 'polémico' 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *