Outubro já começou há alguns dias. E este Outubro particular trouxe mudanças a pessoas que me são muito próximas e queridas.Umas partem para novos projetos e aventuras com uma sensação de dever cumprido. Sentem que é altura de fechar um capítulo e seguem em frente em busca dos novos desafios.

Outras sentem-se obrigadas a procurar novos projetos. Apesar do sucesso, do esforço e da dedicação. Aqui não se fecham capítulos. Rasga-se abruptamente uma página. Mas seguem também em frente em busca dos novos desafios.

A todos  desejo o maior sucesso. Que alcancem mais. Que queiram mais, que busquem o que o seu trabalho, dedicação e talento merecem. Que não se contentem com a mediocridade das pessoas, dos projetos e dos desafios. Que só buscando mais, se alcança mais. Mesmo que não cruzem mais o meu caminho. Mesmo que tenham de voltar ao ninho. Têm todo o meu apoio. Ontem, hoje e amanhã.

(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, nos dias 11 ou 12 de Outubro pelas 15h. O tema  – Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço info@workshops-popup.com


Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede – Coimbra. Com o tema – Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações workshopquintaribeiro@outlook.com)

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada

1 cebola

1 molhinho de coentros

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

50ml de vinho branco

1folha de louro

1 colher de sopa de maionese (usei magra)

100ml de natas ligeiras

queijo parmesão q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tachinho ao lume com o azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho picados, acrescente a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte depois os lombinhos de pescada partidos ao meio e envolva bem no refogado deixando cozinhar mais uns minutos. Acrescente o vinho branco, tempere de sal e pimenta e deixe estufar até a pescada estar cozinhada.

Com a colher de pau desfaça o peixe e acrescente a maionese e os coentros picados misturando tudo.

Coloque a mistura numa forma de louça ou pirex e acrescente as natas. Rale um pouco de queijo parmesão por cima e leve a grazinar, em forno previamente aquecido a 180º C durante cerca de 15 minutos ou até estar gratinado e o molho a borbulhar.

Sirva com puré e uma salada verde.

Bom Apetite!

18 Responses

  1. Maravilhosa receitinha! A combinar com o tempo lá fora 🙂
    Uma excelente semana, beijinhos

  2. Adorei a receita e adorei os pratos!
    Nunca tinha visto iguais! Que giros, Joana!!
    Beijinhos,
    Susana 🙂

  3. Parece-me bem…
    No fim de semana, experimentei a receita de pescada com espinafres e leite de coco… Não sei qual o nome que surge no livro 🙁
    Fiz com perca… mas ficou divinal!!!!
    Ana Tavares

  4. Olá Susana.
    Os pratos foram uma prenda da mãe, mas são mesmo giros, não são? Também adorei.
    Um beijinho,
    Joana

  5. Ana,
    Fico sempre feliz quando os meus leitores gostam das receitas que experimentam. E ainda mais quando fazem as suas próprias adaptações.
    Um beijinho,
    Joana

  6. Que sugestão tão pontual! Tenho umas postas de pescada chilena a descongelar e pensava como haveria de inovar hoje e surpreender o marido e a pequenada. E eis que surge a Joana… genial!

  7. Maria João,
    Vai ver que não se arrepende. Depois venha cá contar!
    Um beijinho,
    Joana

  8. Obrigada Marta.
    Vai ver como é uma receita simples e saborosa, ideal para os jantares da semana.
    Um beijinho,
    Joana

  9. Olá Joana e bem haja!
    São lindos!!! Nunca tinha visto e ficam tão bonitos!!
    Beijinhos e obrigada!!
    Susana

  10. Eu adoro este Blog e venho cá todos os dias! tenho os seus livros todos e já fui a um workshop seu! Este prato inspira-me imenso para dar peixe ás crianças e mesmo aos adultos! cada vez menos tenho imaginação para cozinhar sem ser carne e precisamos mais do que nunca, senão vamos criar umas criancinhas que só comem bacalhau, polvo, lulas e douradinhos…
    obrigada pela partilha!

  11. Susana,

    Perguntei à minha mãe e ela comprou-os no Algarve numas lojas chamadas Caravela que existem em Vila Real de Santo António e Montegordo. São da marca Celos (portuguesa). Pode ser que os consiga encontrar noutro local.
    Um beijinho.
    Joana

  12. Olá!
    Obrigada pela seu comentário.
    Confesso que nem eu nem o marido gostamos muito de pescada – então se for cozida… – mas disfarçada nestes pratos acabamos a comer e até a pedir mais.
    Obrigada.
    Um beijinho,
    Joana

  13. experimentei com lombos de bacalhau( era o que tinha ) e saiu muito bom, o meu pessoal ca de casa disse logo que era receita a repetir( da proxima com pescada).
    Um beijinho