Na ementa semanal das refeições que preparo cá por casa, há normalmente uma refeição por semana em que o ingrediente principal são os ovos. Que não haja dúvidas que os ovos são o meu ingrediente de eleição. Muito versátil e rápido de cozinhar, e que permite fazer quase tudo.
Os ovos são geralmente um jantar mais ligeiro de domingo à noite, ou o nosso jantar durante a semana num dia em que prevejo que vamos jantar mais tarde do que o habitual, ou que terei menos tempo para preparar o jantar.
Gosto também do equilíbrio no orçamento que uma refeição com ovos permite fazer. A juntar à refeição com ovos, há também semanalmente uma refeição vegetariana – sem carne, ovos ou peixe, e, provavelmente de duas em duas semanas uma refeição com atum de conserva.
Também são adeptos de equilibrar assim as vossas ementas e orçamentos?
(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, no 12 de Outubro pelas 15h – o sábado dia 11 já se encontra esgotado. O tema – Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço info@workshops-popup.com
Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede – Coimbra. Com o tema – Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações workshopquintaribeiro@outlook.com)
Ingredientes para 2 pessoas:
100g de bacon
2 ovos
200g de tomate cereja
1 molhinho de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
Preparação:
Corte o bacon em cubinhos e leve-o a alourar juntamente com o azeite numa frigideira anti aderente. Quando o bacon começar a ficar chocante, coloque tudo num pirex ou prato de ir ao forno e reserve.
Lave o tomate e corte-os ao meio. Junte depois à mistura de bacon, assim come metade do manjericão, tempere de sal e pimenta e envolva bem. Leve depois ao forno previamente aquecido, cerca de 15 minutos ou até os tomates cereja começarem a cozinhar.
Retire os tomates do forno e abra cuidadosamente um espaço entre os tomates, onde deverá colocar os ovos cuidadosamente para não rebentarem.
Leve novamente ao forno mais alguns minutos até que os ovos fiquem cozinhados a seu gosto.
Retire do forno e antes de servir polvilhe com o restante manjericão. Sirva com pão para um refeição mais ligeira, ou com arroz branco.
Bom Apetite!
10 respostas
Olá Joana. Também costumo usar ovos na refeição, e às vezes é uma "tortilha" no forno para aproveitar restos de legumes cozidos. Sara Oliveira
Sara,
Eu cá acho mesmo que uma refeição com ovos é sempre maravilhosa e uma opima maneira de limpar o frigorífico.
Por acaso hoje é dia de refeição "vegetariana" cá em casa.
Um beijinho,
Joana
bOM dIA!
Acho maravilhoso estas refeições super versáteis, além de saborosas, são simples e deliciam qq um.
Esses ovinhos com certeza que faziam as delicias cá em casa.
Um Beijinho!
Cláudia L.
Olá Cláudia,
É que fazer uma alimentação com menos carne ou peixe e mais económica não é difícil nem sequer menos saboroso… é mesmo uma questão de inspiração.
Um beijinho,
Joana
Tem um aspecto delicioso… Obrigado pelo seu blog… pela inspiração de todos os dias e pelas receitas tantas vezes fáceis e versáteis..
Beijinhos
Patrícia*
Patrícia,
Muito obrigada pelas suas palavras. E como estas receitas são realmente o que se cozinha aqui por casa, é mais fácil serem realmente simples e versáteis.
Um beijinho,
Joana
que belo aspecto!
Beijinho,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada Susana.
Um beijinho,
Joana
Muito semelhante ao que faço (um jantar por semana é veggie, outro é sobras/ovos), não só por motivos orçamentais mas também por uma questão de saúde, o que acaba por originar ainda uma poupança de recursos, por isso só vantagens. As ideias da Joana ajudam e muito a variar, criar alternativas e enriquecer as ementas. Obrigada, mais uma vez.
Ana Martins
Olá Ana,
É realmente verdade o que diz, além de questões orçamentais a nossa saúde, com a diminuição do consumo de carne e peixe – que consumimos em demasia – agradece.
Obrigada pelas simpáticas palavras.
Um beijinho,
Joana