Alinhavam-se as ideias para os cabazes de Natal. As prendas estão quase todas compradas e guardadas e esperam a entrada no mês do Natal para serem embrulhadas, ao som das músicas habituais que se ouvem cá por casa.

Na sala e na cozinha há já caixas e sacos cheios de coisas. E no Economia cá de Casa (http://economiacadecada.blogsopt.com) já começaram a ser publicadas algumas das ideias para os cabazes de natal deste ano.

Entretanto começam as mil e uma solicitações para sugerir receitas de natal, para participar em publicações, para sugerir ideias. A caixa do correio enche-se de pedidos de ajuda e de sugestões. Às vezes acho mesmo que não consigo ter tempo para tudo, mas lá vou dando um jeitinho.

Sento-me na sala, com uma enorme chávena de chá quente à frente e tento aproveitar a hora da sesta do Zé Maria para organizar as receitas para o showcooking de sábado. (E estão todos convidados a irem ao Christmas Market da Quinta do Ribeiro em Antuzede, Coimbra, dias 22 e 23 de Novembro. A entrada é gratuita e é um mercado de prendas de natal, desde as louças, à decoração, joalharia, moda, gourmet, momentos musicais e workshops. No Sábado, dia 22 lá estarei pelas 15h a cozinhar para todos aqueles que quiserem assistir e provar!)

O tempo já parece pouco para tudo. Estamos a 36 dias do Natal. E num destes dias de menos tempo o nosso jantar foram simplesmente umas bifanas. Estas que vos trago hoje, num bolo lêvedo açoriano.

(Workshop de Cabazes de Natal no Porto:

Será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bolos lêvedos

2 bifanas fininhas

2 ovos

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

1 colher de sopa de manteiga

2 dentes de alho

75ml de cerveja

Preparação:

Tempere as bifanas com sal, pimenta, os dentes de alho laminados, o louro e a cerveja. Deixe a marinar.

Entretanto leve uma frigideira ao lume com a manteiga e deixe-a derreter. Escorra as bifanas e frite-as de ambos os lados. Junte depois a marinhada e deixe a cozinhar, em lume brando durante alguns minutos até o molho espessar e apurar.

Entretanto estrele os ovos e reserve.

Abra os bolos lêvedos ao meio e coloque em cada um deles uma das bifadas e regue com um pouco do molho. Por cima da bifara coloque o ovo e feche com a outra metade do bolo lêvedo.

Sirva de imediato.

Bom Apetite!

12 Responses

  1. Mais uma bela ideia! Só tenho pena que não hajam workshops em Lisboa…Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. O bolo lêvedo é fantástico, fica bem com tudo, bifanas, hambúrgueres, até mesmo simples com queijo e fiambre.

  3. Cozinha100segredos,

    Realmente é verdade, bolo lêvedo fica bem com tudo. Até sozinho.

    Um beijinho,
    Joana

  4. Clara,

    Fico com aspeto e sabor divinal. Estava realmente bom e é perfeito para um jantar rápido de fim de semana, por exemplo.

    Um beijinho,
    Joana

  5. Anónimo.
    Nunca fiz bolo lêvedo – que é uma receita típica dos Açores – comprei-os já prontos. Por acaso estes vieram diretamente dos açores, mas consegue comprar facilmente em supermercados.

    Um beijinho,
    Joana