Porque há dias de paladares diferentes. De, sem sair de casa, poder viajar para paragens longínquas e exóticas. De comer o que não é tradicional na nossa cultura mas que também nos enriquece culturalmente. De experimentar, arriscar, inovar e fazer diferente.
Esta é uma dessas receitas tão distante de sabor daquilo a que fomos tradicionalmente habituados a comer. Mas ao mesmo tempo surpreendente, com sabores que se complementam e que são complexos.
Porque o diferente também tem lugar à minha mesa. E porque eu tenho uma paixão por comida oriental!
Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de salmão
200g de noodles de arroz (vendem-se nos supermercados na zona dos produtos asiáticos)
1 talo de lemongrass (erva limeira)
1 pedacinho de gengibre com cerca d 5 cm
2 dentes de alho
1 molhinho de coentros frescos
1 malagueta tipo chilli
1 lima
250ml de leite de coco
1 colher de sopa de molho de peixe (fish sauce)
óleo de sésamo tostado a gosto
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 couve chinesa (pak-choi)
Preparação:
Corte o talo de lemongrass em pedaços. Descasque o gengibre e os dentes de alho. No robot de cozinha ou com a varinha mágica triture a mistura de lemongrass, gegibre e alho juntamente com metade da malagueta e metade dos coentros. Triture até obter uma pasta.
Leve um tacho ao lume com o óleo vegetal e junte a pasta que triturou e deixe fritar ligeiramente para libertar os sabores, mas sem ganhar cor. Acrescente depois o leite de coco. Assim que levantar fervura junte os lombas de salmão e o molho de peixe e deixe cozinhar em lume brando até o salmão estar cozinhado, cerca de 5 minutos. Junte depois a couve cortada ao meio e deixe cozinhar mais uns minutos até a couve estar macia mas ainda crocante. Finalmente junte ao caldo o sumo de lima a gosto, a restante malagueta em rodelas finas e tempere com umas gotas do óleo de sésamo tostado.
Entretanto coloque água a ferver sobre os noodles de arroz – que não necessitam de ser cozinhados, mas apenas demolhados em água a ferver até estarem macios e prontos a comer (5 minutos).
Para servir, divida os noodles por duas taças e sobre estes coloque o lombo de salmão e a pak-choi. Verta depois o caldo e termine com os restantes coentros frescos picados.
(A junção do sumo de lima para a acidez, e do molho de peixe para o salgado são difíceis de quantificar e tÊm de ser feitos de acordo com o equilíbrio e o paladar de cada um. As quantidades são meramente uma referência e necessitam sempre de ajustes para conseguirem o equilíbrio perfeito entre o doce do leite de coco, o picante da malagueta, o acido da lima e o salgado do molho de peixe!)
Bom Apetite!
9 respostas
É sempre bom ter ideias diferentes e viajar pelo mundo, pela comida! E também variar da comida do dia-a-dia. Um bom dia, Sara Oliveira
Sara,
É isso mesmo! Deve ser uma grande aborrecimento comer todos os dias a mesma coisa!
Um beijinho,
Joana
Gosto muito da cozinha portuguesa, mas há dias em que me apetece variar os paladares. E esta sugestão culinária é uma excelente opção.
Miss Smile,
Eu também gosto muito de cozinha portuguesa. Mas como é bom poder variar. Por exemplo cozido ao almoço e noodles com salmão ao jantar!
Um beijinho,
Joana
Bela conjugação de sabores!
beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Susana,
Realmente ficou bastante bom!
Um beijinho,
Joana
Que bom aspecto! Às vezes bem apetece variar nos paladares sem sair de casa. Não fosse o meu filho mais velho avesso aos novos sabores e fazia-se o mesmo cá em casa 🙂 Guardo a receita para uma ocasião a dois 🙂
Beijinhos
Mara,
Nem todos podemos gostar das mesmas coisas. Pode ser que, crescendo passe a gostar mais de comer coisas diferentes.
Um beijinho,
Joana
Nunca consigo encontrar Lemongrass… Onde compra?