Cascas de Laranja Cristalizadas

Na semana passada, escrevi um post sobre desperdiço alimentar para o outro blogue, o Economia cá de Casa. Na verdade a questão do desperdício alimentar sempre esteve muito presente a minha forma de cozinhar, e em troca de comentários com algumas leitoras do blogue, reparo que não sou a única com estas preocupações e, há imensas formas de evitar o desperdício que nem os passam pela cabeça. é por isso que a troca de ideias, a partilha de receitas e de sugestões e tão importante para que todos possamos fazer e aprender mais.

Ainda acerca de desperdiço alimentar e de aproveitamento, foi desta que finalmente pus as mãos na massa – neste caso nas cascas de laranja – e me decidi a fazer as cascas de laranja cristalizadas. Pensava eu que ia dar imenso trabalho, mas confesso que preparei as minhas, do principio ao fim, em pouco mais de 30 minutos. É uma forma saborosa de aproveitar algo que não damos nenhuma importância, como as cascas dos citrinos, e que depois faz um complemento engraçado para decorar bolos e bolachas (ou usar nas massas), usar em granolas ou mesmo para servir com um café ou chá. (E dão um presente simpático, colocados em saquinhos de celofane, para levar a um jantar ou mesmo para oferecer nos cabazes de natal!)

Com pouco se pode fazer muito! E com cascas e um pouco de açúcar faz-se esta guloseima.

(Entretanto relembro o passatempo Chef de Família Hotpoint, com o qual podem ganhar um forno, uma placa, um combinado ou uma máquina de lavar loiça. Basta para isso enviarem uma receita (com legumes e citrinos) e respectiva foto até ao dia 28 de Fevereiro para aminhadieta@hotmail.com e aguardarem serem os escolhidos!)

(Informo também que nos próximos dias 21 e 22 de Fevereiro às 15h irei mais uma vez estar no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, para um workshops de Brunch. Espero contar com a vossa presença. Mais informações e inscrições para info@workshops-popup.com)


Ingredientes:

Casca de laranja (ou limão ou outro citrino a gosto)

açúcar q.b.

Preparação:

Corte as cascas de laranjas em tiras finas, com cerca de 4 a 5mm, e coloque-as num tacho com água. Leve o tacho ao lume e deixe levantar fervura. Retire de imediato o tacho do lume, escorra as cascas e repita o processo mais duas vezes. Isto serve para retirar o amargo das cascas (principalmente da parte branca).

Escorra finalmente as cascas e coloque-as sobre papel de cozinha para lhes retirar o máximo de humidade.

Pese depois as cascas reservadas. Num tacho junte o peso das cascas em açúcar e junte um pouco de água – não é preciso muita quantidade, apenas para molhar o açúcar e ajudar a formar uma calda. (a título exemplificativo, eu usei cerca de 40ml de água para 200g de açúcar)

Leve o tacho com o açúcar ao lume e deixe começar a ferver, até o açúcar estar dissolvido mas ser uma calda grossa, cerca de 2 ou 3 minutos. Junte depois as cascas de laranja e, sem parar de mexer, deixe cozinhar no açúcar até toda a humidade ter evaporado, e quase não existir calda no tacho – atenção para não deixar agarrar.

Coloque depois as cascas de laranja sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, e de imediato comece a juntar açúcar sobre as cascas e a separa-las cuidadosamente com as mãos, de modo a que não se colem e fiquem agora cobertas também de açúcar.

Assim que as cascas deixarem de colar umas às outras e estejam bem separadas, deixe-as ficar a secar, um ou dois dias, ao ar.

Guarde-as depois numa caixa ou frascos hermético, e use-as como mais gostar, em massas de bolos e bolachas, para decorar, ou até para servir como guloseima. Se quiser poderá ainda cobrir uma parte da casca cristalizada com chocolate negro derretido.

Bom Apetite!

28 respostas

  1. Estão lindas! Adoro laranja cristalizada, e esta receita é mais rápida do que aquela que utilizei como experiência (mais demorada, por causa de demolhar as cascas cerca de 2 a 3 dias,coze cerca de 1 hora, e depois o tempo de escorrer/secar), a qual repeti no fim de semana passado. Para experimentar com as cascas de tangerinas que estou a guardar. Também é possível fazer doce com as cascas de laranja/tangerinas/clementinas, e é muito bom e muito melhor que alguns doces de laranja de compra! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Pesquisei imensas receitas e acabei por misturar várias coisas de várias receitas diferentes. Acho que o resultado final é maravilhoso e não demora tempo nenhum, e o trabalho também é pouco. Um verdadeiro aproveitamento de recursos – tempo incluído!
      Agora quero experimentar com casca de limão, que os tenho aqui ao monte!
      Faço um doce de laranja com casca, mas aproveita a laranja toda e não apenas as cascas! Tenho de procurar essa versão.
      E experimente esta receita de cascas cristalizadas e depois venha-me cá contar se compensa em termos de rapidez ou não.
      Um beijinho,
      Joana

    2. Joana, experimenta ver no "La Cucinetta" (http://www.lacucinetta.com.br/2013/10/geleia-de-casca-de-laranja.html), Inspirei-me aí e usei açúcar para compotas. Não tenho espaço para guardar as cascas e caroços de maçãs, como ela faz, que usa para o Ketchup caseiro e um doce feito com cascas de maçãs. A ideia de usar cascas de frutos em doces/picles (casca de melão/melância) não é nova e conheço de revistas e livros antigos de culinária. A geleia de marmelo não é feita fervendo as cascas e os caroços? Então, porque não fazer? Fiz uma vez uma geleia com as cascas e caroços de maçãs e marmelos, e estava muito saborosa. Sara Oliveira

  2. Adorei a sugestão e vou com certeza por as mãos na massa com tanta abundância das laranjeira caseiras dos meus sogros é uma fantástica maneira de aproveitar as cascas e ficar com o docinho para várias ocasiões. Bjs Inês 🙂

  3. Quero só dizer-te que o teu trabalho é fantástico! Adoro! Muitos parabéns pelos teus blogues. Comprei o teu livro "Cozinhar, celebrar e partilhar" e espero experimentar muitas receitas. Obrigada. Bjinhos 😉

  4. Thanks Joana! Quando foi para a compota de abóbora com gengibre cristalizado, comentei ctg q ñ o tinha encontrado e substituí por laranja cristalizada; e, por acaso, andava para te perguntar se podias dar algumas dicas de como fazê-las em casa e voilá, aqui está a receita 😉 Hei de fazer, com certeza! Bjinhos!

  5. Olá Joana,
    Acompanho os seus blogues há alguns anos e tenho um dos seus livros, mas é a primeira vez que faço um comentário, apesar de já ter tido muitas vezes vontade de os fazer. 🙂
    Antes de mais, quero dizer que aprecio imenso a sua forma de escrever, os seus conselhos e receitas. Espero que continue sempre e desejo-lhe muita sorte e felicidade.
    Quanto ao tema de hoje e em relação ao aproveitamento das cascas, no inverno faço sempre aguardente de tangerina, que aprendi com a minha avó materna. Os ingredientes são apenas: aguardente vínica (de boa qualidade), cascas de tangerinas e açúcar a gosto.
    Como gosto da aguardente não muito forte e embora não pese o açúcar, penso que para 1 litro de aguardente costumo pôr 400/500g de açúcar e 5 a 6 cascas de tangerinas aos pedacinhos (varia consoante o tamanho destas). Agita-se as garrafas todos os dias até o açúcar se dissolver. Ao fim de um mês prova-se e se necessário retifica-se o açúcar. A aguardente fica mais saborosa de um ano para o outro (as cascas não se retiram).
    Já agora gostava de saber se alguém faz esta aguardente, mas de forma diferente.
    Lucinda Furtado

    1. Olá Lucinda. Adorei esta sugestão…boa para as ofertas de Natal deste ano e não só! Temos que aproveitar as tangerinas enquanto há, e é uma receita muito simples de fazer. Muito obrigada pela partilha, Sara Oliveira

    2. Olá Lucinda,

      Obrigada pelas suas palavras.
      A minha avó também fazia um licor de tangerina muito semelhante. A receita até está no livro "Cozinhar, Celebrar e Partilhar".
      Obrigada pela lembrança que me trouxe.
      Um grande beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *