Piadini de Atum


Há muito que esta receita andava marcada para fazer. Perfeita para uma refeição ligeira de domingo à noite, foi sendo adiada até quase cair no esquecimento. Mas parece que chegou o dia de finalmente a preparar.

O que realmente me chamou a atenção foi o “pão”, a “piadini”, que é uma opção fantástica para desenrascar quando não temos pão, e que permite todas as combinações de recheio que quisermos e que tivermos disponíveis.

É realmente uma forma fantástica de termos uma refeição em pouco tempo e sem grande esforço.

Usei uma combinação simples e pratica de atum e queijo – muito mais simples do que a sugestão do Jamie Oliver na receita original – mas experimentem estas “piadini” com o recheio que desejarem e ficarão certamente satisfeitos com o resultado final.

Espero que gostem!


Não querendo começar a parecer aborrecida, relembro que continua o passatempo Chef de Família Hotpoint, até dia 28 de Fevereiro. Se ainda quiserem participar, não se esqueçam de enviar uma receita com legumes e citrinos até dia 28 para o email aminhadieta@hotmail.com


E se quiserem conhecer a horta Terra Fresca (em Bencanta – Coimbra), e participar num workshop dedicado ao tema da Laranja, já sabem que basta inscreverem-se no mail geral.terrafresca@gmail.com



Ingredientes para 2 pessoas:

(adaptado de “Save with Jamie – Jamie Oliver, Página 254)


250g de farinha com fermento

125ml de água

sal q.b.

azeite q.b.


1 lata de atum em água

75g de queijo ralado (usei queijo da ilha, mas podem usar mozarella ou outro a gosto)

1 colher de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de maionese


Preparação:


Numa taça misture a farinha com um pouco de sal e a água e amasse bem até obter uma massa macia e elástica. Se necessário acrescente mais um pouco de água ou de farinha consoante a massa estiver demasiado molhada ou seca.

Divida a massa em duas bolas e forme com cada pedaço um disco com cerca de 18cm de diâmetro. Pincele depois cada disco com um pouco de azeite.

Numa frigideira anti aderente coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Coloque depois a massa na frigideira e deixe cozinhar cerca de dois ou três minutos de cada lado até que fique dourado e com uma espécie de “pães” achatados. Repita para o outro disco de massa.

Entretanto, numa taça mistura o atum escorrido com o queijo ralado, a maionese e a salsa picada.

Abra ao meio cada um dos “pães” que preparou anteriormente e divida o recheio de atum por cada um deles. Feche com a outra metade dos “pães”.

Leve-os novamente ao lume, na frigideira e deixe cozinhar mais dois minutos de cada lado apenas para derreter o queijo e aquecer o recheio.

Sirva de imediato, cortado ao meio e com uma salada verde, se desejar.


Bom Apetite!

27 respostas

  1. Gostei muito da sugestão, e realmente é boa para improvisar uma refeição e uma espécie de petisco rápido, e com uma salada fica mais composto. Parece uma espécie de "scones" recheados. Mais uma receita para fazer. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Eu também estava muito curiosa em relação a esta receita e realmente é perfeita para improvisos e adaptações com o que se tem em casa.
      Experimente e depois conte tudo.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Joana,

      Eu experimentei com farinha com fermento normal, como na receita original.
      Não sei como ficará com outras farinhas.
      Pode sempre experimentar, mas depois venha cá contar.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Gostava de conhecer a receita original, já agora, adoro maçã cozinhada. Mas hei de fazer esta versão pa a mha filha levar pa Escola na marmita!

  2. A primeira vez que experimentei piadini foi em Itália… sublime. Já tentei recriar com rúcula, tomate, mozzarela e ficou bom, mas nunca a mesma coisa! Beijinho.

  3. Joana, vi o Jamie fazer esta receita e fiquei tentada… mas depois esqueci-me da receita e não a conseguia encontrar. Agora é que a vou mesmo fazer….

    1. Joana,

      A piadini é tal e qual está no livro.
      Adaptei foi o recheio para algo mais simples e com o que tinha em casa.
      Vale a pena.

      Um beijinho,
      Joana

  4. Joana

    Fiz ontem para o jantar…só lhe tenho a agradecer…delicioso e super fácil
    OBRIGADO
    Continue a publicar sempre , adoro as suas receitas!

    um bj
    Kukas

    1. Obrigada Kukas,
      Apesar de a receita não ser minha, mas sim do Jamie Oliver, é sempre bom partilhar estas ideias simples com todos.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Eu usei agua natural.
      Como usa fermento quimico na receita, e não uma levedura viva, não há necessidade de usar água tépida.
      Para efeitos de crescimento da massa nesta receita, é indiferente se usa água quente ou fria. No caso de usar uma levedura viva teria de usar água tépida, mas nunca acima de 37ºC.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *