Empadão Folhado de Salmão e Couve Flor


Parece incrível que dois meses deste novo ano já tenham passado. Para mim passaram a correr… Acho que nunca me lembro de ter vivido um ano que tivesse começado de forma tão “alucinado”. Com tantas alterações, mudanças, acontecimentos e desenvolvimentos.

Estes primeiros dois meses de 2015 têm trazido uma enorme reviravolta à minha vida, além de parecer que agora tenho menos tempo para tudo.

Eu sei – ou quero acreditar . que tudo acontece por uma razão e que esta está a ser a altura certa para as alterações que se avizinham. Apesar de ninguém saber o que o futuro lhe reserva, há passos que têm de ser dados, decisões que têm de ser tomadas e, melhor ainda há que não “desperdiçar” algumas oportunidades que nos surgem. E por isso mesmo é necessário “atirarmo-nos” quase de cabeça!

Assim tem começado 2015 por aqui! E hoje, segunda feira, depois de um workshop que teve tanto de divertido como de atribulado, mas que correu bastante bem na Terra Fresca, há uma receita de salmão para começar a semana com energia.


É já sábado, dia 7 de Março, o workshop de “Receitas para Brilhar nas suas Festas”, pelas 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede – Coimbra. O workshop inclui, além de cerca das  12 receitas que vamos preparar, o almoço com bebidas incluídas e ainda outros mimos habituais. As inscrições são limitadas. Para mais informações e inscrições: workshopsquintaribeiro@outlook.com.



Ingredientes para 2 pessoas:


2 lombinhos de salmão – de preferência selvagem

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 cebola pequena

2 dentes de alho

azeite q.b.

100ml de natas

1 colher de sopa de salsa picada

queijo parmesão ralado na hora

200g de couve flor

1/2 rolo de massa folhada fresca pronta a usar – usei retangular

1 gema para pincelar


Preparação:


Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a polpa de tomate e o salmão partido em cubos e deixe refogar uns minutos. Tempere de sal e pimenta a gosto e junte as natas e a salsa picada. Envolva bem e reserve.

Entretanto coza a couve flor a vapor ou em água temperada de sal. Assim que estiver macia retire do lume e, se necessário escorra-a.

Num recipiente que possa ir ao forno e á mesa coloque o salmão e o molho. Por cima disponha a couve flor e polvilhe-a com um pouco de queijo parmesão ralas na hora. Cubra tudo com a massa folhada, prendendo bem nas bordas do recipiente, e faça-a uns cortes para que saia o vapor durante a cozedura da massa.

Pincele com a gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa estar folhada e dourada.

Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

17 respostas

    1. Obrigada Miss Smile.
      Fica um pouco diferente do habitual, mas é sempre bom poder comer coisas diferentes.
      Um beijinho,
      Joana

  1. Uma ideia diferente para comer peixe e simples, boa para começar a semana. Fiz uma versão do bolo de laranja inteira mas usando 3 tangerinas inteiras (sem caroços) e fica muito perfumado. Vale a pena experimentar. Sim o tempo está a correr muito depressa, tendo a sensação que é curto para aquilo que queremos fazer. No entanto há que aprender a lidar com a situação e tentar ver o lado positivo. A vida está em constante mudança ( e nós em constante aprendizagem), exigindo por vezes decisões rápidas, mas vida é assim – sempre em frente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Desde que a Joana apresentou aqui o bolo de laranja inteira, já o fiz três vezes…
      Confesso que esta versão com tangerinas está também "a chamar por mim". Tenho umas tangerinas pequeninas… acho que vou usar tantas quantas as que correspondem ao peso de uma laranja das que costumo usar no bolo.

    2. Sara a vida é mesmo assim, não é? Mas este início de ano está mesmo a ser muito diferente do que eu poderia imaginar.
      Acho que alguém tinha por aqui comentado que fazia esse bolo em versao tangerina.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Que aspeto delicioso tem este empadão, Joana! A experimentar, seguramente.
    Relativamente ao workshop, adoraria ir, mas o Porto está tão longe… Alguma previsão para estes workshops aqui por Lisboa? Beijinhos e boa semana.

    1. Carmen,
      Por aqui gostamos bastante e achei, que para uma receita feita em cima do joelho resultou muito bem e será seguramente para repetir.
      Este workshop não é no Porto, mas sim em Coimbra. É que Lisboa também fica longe para mim,,,,
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *