Massa Gratinada com Frango e Agrião


Continuamos numa onda de simplicidade na cozinha que o tempo não tem dado para mais. Desta vez a aproveitar as sobras de um frango assado e uns agriões fresquinhos vindos do mercado biológico do botânico.

Esta é apenas mais uma opção para “reciclar” sobras e, com um pouco de frango conseguir fazer uma refeição para 2 pessoas.

A cozinha cá de casa não anda mesmo nada elaborada! As andanças por aqui são muitas, mas a seu tempo falarei delas!


Gostaria de vos convidar, caso estejam interessados, para mais um workshop, já este sábado dia 14 de Março, na Figueira da Foz. Sei que as vagas já não são muitas e que o tema será de “Sobremesas Rápidas”.


Continuam também em votação, na página do facebook do 24Kitchen, as receitas semi-finalistas do Chef de Família Hotpoint. As receitas “apadrinhadas” aqui no blogue esperam pelos vossos gosto!



Ingredientes para 2 pessoas:


200g de massa curta (usei búzios integrais)

1 chávena de sobras de frango desfiadas e limpas de peles e ossos

1 chávena de agriões frescos

sal e pimenta q.b.

1 cebola pequena

2 dentes de alho

azeite q.b.

queijo parmesão ralado q.b.

400ml de molho bechamel (usei caseiro)


Preparação:


Coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.

Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Junte depois o frango desfiado e os agriões e envolva bem até que os agriões fiquem murchos.

Assim que a massa esteja cozida junte ao refogado de frango e acrescente também metade do molho bechamel, envolvendo bem.

Coloque a mistura num pirex que vá ao forno e à mesa e cubra com o restante bechamel. Polvilhe depois com o queijo parmesão e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique tostado.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

17 respostas

  1. E cá temos uma nova sugestão, bem deliciosa! De vez em quando, uso os agriões salteados, e ficam muito bons, com o seu toque fresco e apimentado. Este fim de semana improvisei uma açorda/migas com uma parte de um molho de agriões (o resto foi para a sopa) e algum pão que tinha sobrado, e ficou bastante bom. É bom para variar da sua utilização em saladas e sopas!. Estou curiosa com essas mudanças, e cá aguardamos as suas novidades. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,

      amém utilizo o agrião maioritariamente em sopas ou saladas, mas resultou muito bem com o frango e na massa grazinada.
      A tempo contarei tudo!
      Um beijinho,
      Joana

  2. Tenho a dizer que da minha parte, estas receitas simples e práticas são ouro sobre azul!! 🙂 Pois quando se tem crianças pequenas em casa e (confesso pouco gosto por cozinhar! Mas tem de ser!), é maravilhoso ter conhecimento destas! 😉 da minha parte digo "venham mais receitas destas!!" 😉 Vou experimentar esta também! 😉

    1. Obrigada Luisa, pelas suas palavras.
      Na verdade é um aproveitamento muito comum, mas que resuta sempre bem e do qual quase todos gostam.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Adorei, Joana! Pena ter começado agora uma dieta em que tds os lacticínios estão excluídos… 🙁 Mas fica para uma experiência num futuro próximo 😉 Bjinhos!

    1. Anjo de mel,

      Podes substituir o leite normal por leite de aveia por exemplo ou o molho bechamel por natas de soja.
      Um beijinho,
      Joana

  4. Experimentei esta na sexta feira ao jantar e eles adoraram!! Deliciosa e rápida, que mais se pode pedir?
    Muito obrigada,
    Gisela

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *