Dalh de Lentilhas Vermelhas com Ovo Escalfado


Hoje é dia de celebrações. Faz hoje 9 anos que me casei – como o tempo passa depressa. (E obrigada Miguel por estes 9 anos! Pelo apoio, amizade, carinho, amor, risos e choro.) O meu rapazinho faz 1 ano e meio e o meu sogro comemora mais um aniversário. Muita festa para um dia só!!

Mais tarde celebraremos todos juntos, mas nos “entretantos” continuam as receitas que nos enchem a barriga no dia a dia, e que tentam ser um pouco diferentes para que ninguém se canse de comer sempre as mesmas coisas.

Hoje a receita de dalh (lentilhas) da avó Filomena, com ovos escalfados e um pouco de arroz.

E não se esqueçam de votar nos semi finalistas do Chef de Família Hotpoint que foram “apadrinhados” aqui pelo blogue.

A votação decorre no facebook do 24 Kitchen. Aconselho-vos a passarem por lá e votarem nos vossos favoritos!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.783045075114860.1073741964.2261125)



Ingredientes para 2 pessoas:


150g de lentilhas (usei lentilhas vermelhas que cozinham mais rápido)

1 dentes de alho

1 colher de chá de pó de caril

sal q.b.

150ml de leite de coco

2 ovos

coentros frescos q.b.

arroz basmati para servir


Preparação:


Coloque as lentilhas de molho durante cerca de 2 horas (se usar outra variedade terá de colocar de molho durante mais tempo).

Depois de demolhadas coloque as lentilhas num tacho e cubra-as com água. Tempere com um pouco de sal, o pó de caril e junte o dente de alho ralado ou bem picadinho. Deixe ferver em lume brando durante 5 minutos.

Ao fim desse tempo acrescente o leite de coco, envolvendo bem e deixe cozinhar mais uns minutos até as lentilhas estarem macios e meias desfeitas e cremosas.

Entretanto escalfe os ovos e reserve.

Sirva em taças, colocando um pouco de arroz e por cima o dalh(lentilhas) e o ovo escalfado. Perfume com os coentros frescos picados.


Bom Apetite!

13 respostas

  1. Muito obrigada por esta receita! 🙂 Adoro dalh e esta é a receita mais simples que encontrei até agora. Não posso esperar para experimentar!

    1. Carla,
      Ainda bem que gostou!
      A receita com uma ou outra adaptação é da avó do Miguel, que é goesa. Cá em casa também adoramos dalh.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Muitos parabéns! Esta receita é o que se pode chamar de "fast food" caseiro (tirando a parte de demolhar), além de ser uma receita de família, com um aspecto delicioso! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,
      É mesmo uma refeição de fast food caseiro. E ainda por cima saudável. O que prova que cozinhar saudável e rápido e económica é possível.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Parabéns! Ora pelo Casamento; pelo pequenito, pelo sogro…e por tudo mais! Espero não me ter esquecido de nada/ninguém! Também tenho acompanhado blog porque adoro absorver todas as receitas possíveis! A que mais me fascinou foi a ajuda nas papas de aveia…já andava meio desesperar a tentar encontrar a melhor maneira e mais rápida de as fazer! UFA! Obrigada Joana! Mesmo!
    Beijinhos!
    Inês
    http://maniadostupperwares.blogs.sapo.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *