“A necessidade aguça o engenho”. É um ditado antigo.
Quando almoço sozinha acabo a privilegiar as sobras que encontro no frigorífico. O jantar do dia anterior, um pouco de arroz ou massa salteado com qualquer coisa que exista em casa. Ir à despensa e abrir uma lata de atum e transformar em qualquer coisa.
Raramente me apetece fazer alguma coisa de raiz para mim.
Mas quando o faço, torna-se importante que seja rápido e simples, porque não quero perder muito tempo com isso. Continuo sem gostar muito de cozinhar só para mim.
Das últimas vezes que isso aconteceu, e cada vez mais raras, porque agora tenho a companhia do Zé Maria, o almoço foi com aquilo que havia acabado de comprar: carne picada, abacate e pão fresco. E para complementar um ovo amarelinho e caseiro que tinha chegado no dia anterior.
Foi comido na varanda, com o sol a bater na cara, a ouvir os passarinhos e a aproveitar para ler um bocadinho, actividade que adoro, mas que tem sido muito escassa nestes últimos tempos.
Porque as refeições por vezes se fazem destes momentos a sós. Mas mesmo assim com algo apetecível e saboroso para alimentar o corpo e o espírito!
Ingredientes para 1 pessoa:
70g de carne de vaca picada
50g de carne de porco picada
sal e pimenta q.b.
1/2 cebolinha
1/2 abacate
sumo de lima q.b.
1 ovo
azeite q.b.
pão para servir
Preparação:
Numa taça misture os dois tipos de carne. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Pique a cebola finamente e acrescente cerca de duas colheres de sopa à mistura das carnes. Envolva bem e forme um hamburguer não muito fino, e deixando-o o mais redondo possível.
Entretanto aqueça uma chapa de grelhar com um pouco de azeite e quando estiver quente coloque o hamburguer. Deixe cozinhar de ambos os lados, de modo a que fique suculento e com uma espécie de crosta.
Enquanto o hamburguer cozinha descasque o abacate e corte-o em fatias. Regue-a com um pouco de sumo de lima e tempere com uma pitada de sal.
Estrele o ovo num pouco de azeite.
No prato de servir coloque o hamburguer. Por cima deste disponha o abacate e finalmente o ovo.
Sirva com pão fresco.
Bom Apetite!
13 respostas
Tradicional e rápido 🙂
Tudo o que querelo quando estais sozinhas em casa, precisamos de almoçar e queremos algo simples.
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Apetitoso! Seria muito bem-vindo para o almoço, mas tenho o risotto de favas na marmita… Um grande beijinho, Sara Oliveira
Esqueci-me de referir que com pouco se faz uma refeição, e esta é uma combinação diferente, e a mistura de carnes utilizada, torna-o mais económico. Sara Oliveira
Sara,
É uma pena que mais pessoas não consigam compreender essa máxima tão simples que "com pouco se faz muito". Talvez se isso pudesse ser ensinado nas escolas houvesse menos desperdício e muitas pessoas a comer melhor e de forma mais equilibrada.
Um beijinho,
Joana
Esse hamburguer ficou com óptimo aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html
Obrigada Clarinha.
Um beijinho,
Joana
Olá :)….
Que maravilha!
Beijocas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Obrigada Leonor, é mesmo maravilhoso. Pelo menos para mim.
Um beijinho,
Joana
que bela refeição!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Susana.
Mais simples e nutritivo para um almoço solitário era quase impossível.
Um beijinho,
Joana
Uma refeição muito boa com poucos ingredientes. Devia estar deliciosa. Aqui no Brasil dificilmente comemos abacate salgado. É mais usado batido com leite e açúcar. Abraços d'além mar.
Marcellus,
Eu pessoalmente adoro abacate mais gosto muito mais em pratos salgados, como salada com frango ou camarão, ou para acompanhar o hamburguer.
Obrigada pela sua visita.
Um beijinho,
Joana