Há dias em que nem tudo nos corre bem na cozinha. Ontem foi um desses dias.
Aproveitei a sesta do Zé Maria para, entre outras coisas adiantar o jantar e fazer um bolo simples. Lembrei-me de fazer um bolo de iogurte, com cenoura e laranja e umas sementes de papoila para ficar mais “crocante”. Aparentemente tudo estava a correr bem.
A massa estava boa, o bolo cresceu e estava bonito. Retirei-o do forno após o teste de palito que me confirmou que estava cozido, e deixei-o a arrefecer na banca da cozinha enquanto fazia outras coisas. Quando voltei fiquei desiludida. Não me lembro de alguma vez me ter acontecido – mas na cozinha é mesmo assim! – o meu bolo, que até estava lindo e crescido tinha abatido, qual soufflê que espera demasiado tempo para ser servido, e aparentava agora um ar mirrado e enrugado….
Desenformei e o bolo e abri-o para descobrir um interior enqueijado, um pouco mal cozido, apesar de ter um sabor e perfume apelativo.
O bolo pode ter corrido mal, mas ao menos o jantar estava aceitável. Azares na cozinha acontecem a todos, todos os dias. Só não acontecem a quem não cozinha…
Ingredientes para 2 pessoas:
4 lombinhos de pescada
4 fatias finas de presunto
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
8 batatas pequenas
1 cebola
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de massa de pimentão
100ml de vinho branco
colorau q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em quartos. Reserve.
Descasque e corte a cebola em meias luas e pique os dentes de alho.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque a cebola e tempere com metade do alho, uma pitada de sal e um fio de azeite.
Tempere os lombinhos de peixe com uma pitada de sal e pimenta e embrulhe cada um numa fatia de presunto. Coloque-os depois sobre a cebola.
À volta dos lobinhos disponha as batatas previamente temperadas com sal, pimenta, o alho picado, colorau e azeite, e tempere depois tudo com a polpa de tomate, a massa de pimentão, o vinho branco e um pouco mais de azeite.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até o peixe estar cozinhado e as batatinhas louras, cerca de 45 minutos.
Antes de servir polvilhe com a salsa picada e acompanhe com legumes cozidos, esparregado ou uma salada verde.
Bom Apetite!
Problemas acontecem, o segredo é saber contorná-los 😉 Em relação à pescada deve ser deliciosa
Gosto muito desta sugestão. Azares na cozinha (cozinhados) acontecem a todos, e eu incluída. Temos que seguir em frente e lidar com a situação (e frustração!). Se tudo corresse bem, cozinhar não tinha tanta graça, pois às vezes aprendemos com os erros! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Boa tarde,
Pode-substituir o presunto por bacon?
Beijinhos
Os problemas na cozinham são mesmo assim… Apesar de enqueijado o bolo comeu-se e estava bom.
Um beijinho,
Joana
Obrigada Sara.
Eu so gostava de ter percebido o porquê do meu bolo ter enqueijado….
Um beijinho,
Joana
PS: e a pescada ficou mesmo muito boa!
Claro que sim.
Eu usei o que tinha em casa, que era presunto.
Um beijinho,
Joana