Hamburguer com Queijo Roquefort em Pão de Cereais e Batata Doce Frita com Molho de Alho


É habitual que os jantares de domingo sejam “junk food”. Mais habitual ainda é que essa “junk food” tenha muito mais de “food” e muito pouco de “junk”. É feita em casa, de raiz, com ingredientes a sério.

Carne de qualidade picada e transformada em hamburguers. Pão de cereiais, queijo à escolha, alface e tomate biológicos da horta, batata doce e, porque tem de ter um bocadinho de “junk”, uma maionese para ir molhando as batatas…

Parece-me a mim que este é o culminar perfeito de um fim de semana de muito calor, que teve direito a grelhados, jantares com amigos que chegam e outros que vão, brunch numa esplanada com vista para a cidade e um jantar simples saboreado na varanda.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 hamburguers de carne de vaca

4 fatias finas de queijo roquefort

2 pães de cereais

2 tomates maduros

algumas folhas de alface

maionese q.b.

1 dente de alho pequeno

1 colher de chá de salsa picada

3 batatas doces pequenas

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Lave bem as batatas doce e corte-as em gomos. Seque-as bem e leve-as a fritar em óleo quente.

Entretanto tempere os hamburgueres e grelhe-os num grelhador ou chapa bem quente até que fiquem no ponto desejado. Quando estiverem quase prontos coloque sobre cada um deles duas fatias de queijo roquefort para que este derreta e amoleça um pouco.

Abra o pão de cereais ao meio e barre-o com um pouco de maionese. Sobre a maionese coloque um pouco de alface bem lavada e seca, e por cima umas rodelas de tomate. Disponha por cima o hamburguer e feche com a outra metano do pão.

Para o molho das batatas misture um pouco de maionese numa taça com o dente de alho ralado e a salsa picada e uma ou duas colheres de chá de água.

Assim que as batatas estiverem fritas escorra-as sobre papel absorvente e tempere-os com um pouco de sal.

Sirva ps hamburgueres com as batatas e o molho.


Bom Apetite!

17 respostas

    1. Estas receitas são sempre boas para fazer versões caseiras de refeições que podem parecer mais "pesadas".
      Um beijinho,
      Joana

  1. Acho que esta sugestão está mais para o "gourmet" do que para o "junk"! Sou suspeita, pois gosto destas ideias, que dão uma nova "cara" a pratos aparentemente simples. Voltei a fazer a tarte de amêndoas e framboesas, mas usando alperces cortados em vez das framboesas, e com massa folha em vez da massa quebrada, substituindo a farinha por farinha de arroz. Ficou boa e esta é a prova de que com uma boa base, pode-se variar na fruta, obtendo resultados diferentes, neste caso, bastante guloso. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    1. Sara,
      Obrigada. Não é necessariamente gourmet, mas é uma boa alternativa!
      Quanto à tarte, parece-me bem essa versão. Adoro alperces.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Adoro estas receitas para jantares de sofá 🙂 Joana sem querer ser indiscreta mas o brunch foi no baga, ando para ir experimentar mas um pouco a medo do que vou encontrar! (By the way graças à tua boa referência do Cordel tornou-se um dos favoritos cá de casa muito obrigada pela dica)
    Beijinhos
    Daniela

    1. Daniela,
      Nunca fui ao brunch no Baga. Para já o meu sítio favorito para brunch é mesmo na Cafetaria do Museu (neste caso do Chimico, ao pé da Sé Nova).
      Um beijinho,
      Joana

    1. Anjo de Mel,

      é mais o conceito de "Junk" do que propriamente ser "junk". Tudo fresco, preparado na hora. Só não faço a maionese porque agora não posso comer ovos crus.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *