As comidas de “um tacho só”, podem não ser as que mais lembram o verão, mas são, para mim, das mais práticas de preparar. Tudo numa mesma panela, que vai cozinhando lentamente até que fique pronto. Mesmo a calhar para quando o jantar tem de ficar preparado de véspera, ou quando estamos demasiado ocupados com alguma coisa, ou mesmo para aquelas refeições que se fazem a mais e congelam. Basta depois aquecer lentamente e parece que foi acabado de preparar.
Os dias quentes nem nos pedem estas comidas: são mais saladas frescas com leguminosas e legumes, frango, atum ou ovo cozido. O peixe e a carne grelhados e os acompanhamentos mais leves. Mas mesmo assim, um prato de um tacho só nunca deixe de ter o seu encanto, quer seja pela simplicidade, quer seja por ser prático, ou apenas e só porque no fim há pouca louça para lavar.
O feijão branco com o coelho e o tomate é uma combinação que fica sempre bem. Deixo a sugestão.
Ingredientes para 2 a 3 pessoas:
1/2 coelho partido em pedaços
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de tomate
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de feijão branco
1 folha de louro
1 pernada de tomilho fresco
1 colher de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.
Preparação:
Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e metade do ramo de salsa.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar a mistura de cebola juntamente com a folha de louro.
Acrescente o coelho e wnvolva no refogado deixando-o ganhar cor. Tempere com sal, pimenta e com a massa de pimentão, junte o tomate partido em pedacinhos, a polpa de tomate e os raminhos de tomilho e acrescente água até cobrir o coelho. Deixe cozinhar em lume brando, cerca de 30 a 40 minutos até o coelho estar macio.
Acrescente depois o feijão branco, previamente escorrido e envolva bem juntamente com o coelho. Retifique os temperos e, se necessários acrescente um pouco mais de água. Deixe apurar mais alguns minutos.
Sirva polvilhado com mais salsa picada e acompanhe com arroz branco.
Bom Apetite!
13 respostas
Que bela sugestão! É verdade que o calor não chama este tipo de pratos, mas faço-os às vezes por serem práticos, normalmente com feijão ou grão, sempre com tomate e variando na carne. Apesar de gostar muito de coelho, é uma carne que não consumo com frequência. Para experimentar. Um bom dia e um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Há muita gente que apesar de gostar não consome coelho com frequência. O que é uma pena porque é uma carne magra, branca e que devíamos provavelmente consumir mais.
Eu gosto desta versão e também sou da opinião que estas receitas assim são mesmo muito práticas.
Um beijinho,
Joana
As receitas não têm época. Desde que nos apeteçam, qualquer dia é bom!
Querida Maria João!
É mais ou menos isso.
Um beijinho,
Joana
A carne de coelho é das carnes mais saborosas, na minha opinião! Bastante saudável e com quase nenhuma gordura, é a ideal em termos de carnes p consumo. Em casa comemos coelho (caseiro, sempre!) com alguma frequência, mas ainda ñ experimentámos esta combinação com o feijão branco, é mais com arroz ou batata. Porém, a tua sugestão será testada da próxima vez que se cozinhar coelho 🙂 Bjinhos!
Anjo de Mel,
Tens de experimentar coelho com feijão branco. Um casamento perfeito.
Um beijinho.
Joana
Parece-me mt bem!! Mm com calor tem dias que sabe tao bem… Bjinhos
Colherzinha de Compota,
Também acho que sabe bem mesmo com o calor. Este soube-me deliciosamente!
Um beijinho,
Joana
bela sugestão!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada Susana.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
Bom dia, Joana. Quem não gosta de coelho pode substituir por quê?
JP,
Experimente substituir por frango. Não é bem a mesma coisa, pois o casamento do coelho com o feijão branco é um clássico, mas com frango ficará igualmente saboroso.
Um beijinho,
Joana