Salada de Pato com Batata Assada e Molho de Mostarda, Mel e Limão


Um fim de semana com tanto, mas tanto calor que a vontade de comer e cozinhar foi muito abaixo do habitual.

Mesmo assim, por aqui comeram-se coisas nadas obvias para dias de calor: uma lasanha para agradar à sobrinha mais velha, e um bocalhau no forno porque naquele dia era preciso uma refeição deste tipo, que pudesse estar feita com antecedência.

Mas porque nem tudo girou à volta do forno, terminaram-se as pannacotas fresquinhas de coco, e preparou-se também esta deliciosa salada de peito de pato.

Aproveitou-se as noites quentes para comer na varanda sem medo do frio – coisa que nem sempre acontece quando os dias são muito quentes!

Assim se passou o fim de semana em que começou o verão.

E vocês, o que fizeram? 


Ingredientes para 2 pessoas:


1 peito de pato (magret)

4 batatas assadas (sobras)

2 mãos cheias de mistura para saladas, ou de alface

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de mostarda de Dijon

2 colheres de chá de sumo de limão

1 colher de sopa de mel

coentros frescos q.b.


Preparação:


Com papel de cozinha seque o peito de pato e com uma faca afiada faça pequenos golpes (sem atingir a carne) em forma de losangos na pele. Tempere com sal e pimenta e leve a cozinhar numa frigideira antiaderente bem quente, primeiro com a pele virada para baixo até que esta fique bem dourada e liberte toda a gordura. Vire depois o pato e cozinhe do outro lado durante mais uns minutos. A dane não deve ficar demasiado passada, mas sim, ao cortar, ainda ter uma cor rosa. Retire do lume e deixe repousar uns minutos antes de cortar.

Entretanto disponha a salada no prato de servir e junte as batatas assadas cortadas em rodelas. Quando o peite de pato tiver repousado o tempo suficiente, corte-o em fatias não muito finas e disponha-as também sobre a salada.

Prepara depois o molho: num taça junte a mostarda de Dijon, o mel e o sumo de limão e mexa bem. Se necessário ajuste os temperos ao seu gosto pessoal.

Verta depois a mistura sobre a salada, polvilhe com uns coentros frescos e sirva de imediato.


Bom Apetite!

9 respostas

  1. Aqui está uma bela sugestão para aproveitar as sobras das batatas assadas, com dois ingredientes que gosto muito.. Adoro pato (apesar de não fazer frequentemente) e as batatas assadas no forno são a minha forma preferida de as comer. E tenho que admitir que seria muito bem-vinda para o meu almoço! Este fim de semana, o calor quase que tirou a vontade de cozinhar. A opção foi para preparações frescas à base de saladas frias (bacalhau desfiado a lembrar os petiscos, como o meu pai fazia quando era pequena) e sopa fria de pepino, funcho, alface e coentros (a lembrar os sumos detox que estão na moda, mas muito mais consistente), para além da pannacota de 6ª feira. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    1. Sara,

      A salada ficou muito boa. Acabou por ser o nosso jantar de domingo, e para aproveitar as batatas assadas do almoço que tinham mesmo de ser salvas em alguma preparação do género (ou numa tortilha!). O magret de pato e o molho fizeram a diferença.
      Por aqui só se fizerm comidas pouco aconselhadas para o calor. Mas olhe que fiquei com vontade de fazer uma salada de bacalhau. Quem sabe esta semana.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Essa salada tem um aspect super apetitoso 🙂 Tens razão, com o calor q esteve a vontade de estar a cozinhar (ou a fazer outra coisa qq!) ñ é muita… Aproveitei para algumas limpezas e arrumações, o almoço ontem tb foi bacalhau no forno, pq tb tinha q ser algo do género para receber a família e fiz uma mousse de noz espectacular, que partilharei em breve no blog da bruxinha do lar 🙂 Bjinhos!

  3. Onde se compra apenas o peito de pato? Vende-se em qualquer supermercado? Acho que nunca vi à venda, mas adorei esta receita. 🙂
    Bjs

    1. Celita,

      O peito de pato, também conhecido como magret, e as pernas, costumam vender-se assim já separados em qualquer hipermercado como o Continente, o Jumbo ou o superpor.
      Há fresco ou congelado.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *