A semana tem passado muito depressa e está cheia de aniversários. Ontem a irmã. Hoje um afilhado, sábado a cunhada e domingo a mãe. Jantares, festas, almoços. Muita celebração, muitos parabéns e muitas coisas boas para comer.
Talvez por isso a ementa aqui por casa esteja mais simples, para ajudar a compensar os excessos, que entretanto já começaram, e assim tentar equilibrar tudo.
Novamente uma receita que dispensa carne ou peixe. E em forma de massa, com um molho de beringela e tomate e o aroma dos oregãos.
Com sabor a verão – que a mim tomate maduro e oregãos cheiram-me sempre a mercados algarvios e lembram-me gaspacho e saladas a acompanhar peixe grelhado…
E enquanto as nossas festas de aniversário continuam mesmo até ao final de semana, fica a receita e a sugestão para que experimentem.
Ingredientes para 2 pessoas:
175g de esparguete (usei uma variedade com caril, mas serve o normal)
1 beringela pequena
2 tomates maduros
75g de espinafres
1 cebola pequena
1 dente de alho
4 colheres de sopa de natas magras
sal e pimenta q.b.
oregãos q.b.
azeite q.b.
Queijo parmesão ralado na hora
Preparação:
Coza o esparguete em água a ferver temperada de sal até que fique al dente.
Entretanto prepare o molho. Pique a cebola e o dente de alho e leve-os ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Deixe começar a fritar e acrescente o tomate sem pele e partido em pedaços e a beringela em cubinhos pequenos. Tempere de sal, pimenta e com um pouco de oregãos secos e deixe cozinhar em lume brando até a beringela estar macia. Junte depois os espinafres e envolva bem na mistura até que fiquem murchos.
Por fim junte as natas e retifique os temperos.
Escorra bem o espaguete e envolva no molho de beringela, misturando um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a envolver tudo e soltar o molho.
Divida pelos pratos e sirva polvilhado abundantemente com queijo parmesão ralado na hora.
Bom Apetite!
8 respostas
Mais uma boa ideia! Faço algo parecido com atum, courgete (ou beringela), tomate, e oregãos , não só como molho para esparguete mas como recheio para lasanha ou empadão (neste caso, mais espesso). Para mim, o aroma dos tomates maduros, pimentos, orégãos, são sinónimos de verão, festas, mercados, e estão sempre presentes, mesmo quando não é a sua época (não é a mesma coisa, mas dá para alegrar um pouco os pratos!). Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Esta é só uma sugestão. Mas olha que uma lasanha com este recheio deve também ficar delicioso.
Há cheiros e alimentos que inevitavelmente chamam o verão. Tomate, pimneto e beringela não deixam dúvidas.
Um beijinho,
Joana
Os teus pratos ficam sempre maravilhosos! Adoro vir aqui todos os dias espreitar aprendo sempre algo novo. Beijinho
Obrigada Márcia.
Espero que se inspire com as sugestões.
Um beijinho,
Joana
E pra q é precisa a carne ou o peixe? Nesta receita (e em mts outras) ñ fazem falta nenhuma 😉 Gostei da sugestão, hei de fazer, mas provavelmente substituindo a beringela por courgette (tenho umas quantas da horta cá de casa) ou algo semelhante 🙂 Bjinhos.
Anjo de Mel,
A carne ou o peixe não é necessária. Mas para alguns ainda é imprescindível em todas as refeições, e caso não exista na mesa é comida de "pobre".
Acho que estas receitas provam que isso não é de todo verdade.
Um beijinho,
Joana
Excelente aspecto e uma óptima sugestão para uma refeição mais leve.
Obrigada Silvia.
Um beijinho,
Joana