Tarte de Amêndoa e Pêssego com Molho de Laranja


A azáfama das ultimas semanas foi muita. O fim de semana foi decisivo, mas finalmente já estamos instalados na nossa nova casa.

Foram 4 meses de obras de renovação, muita arrumação e separação, muito empacotar e desempacotar, mas apesar da barriga a crescer, já cá estamos. A família cresce e a casa não estica, pelo que a decisão precisou de ser tomada, pois a falta de espaço na nossa antiga casa já era um grande entrave. Fico com muita pena, pois sempre gostei muito da casa onde morava, dos vizinhos, da minha varanda onde fizemos tantos jantares e almoços divertidos, da minha cozinha, mas tinha mesmo de ser.

Agora há uma nova e linda cozinha muito desejada e esperada e que é tudo o que eu sonhei. Há mais espaço para todos e há os móveis que eram da avó para ter a presença dela comigo em tantas pequenas coisas. Há um pequeno jardim e vai continuar a haver churrascos e refeições ao ar livre.

É mais do que uma casa. É o nosso lar. O local que escolhemos para ver crescer e educar os nossos filhos. Para receber a família e os amigos. Para podermos ser felizes.

E claro que com uma nova cozinha, esta tinha de ser estreada com algo doce. E assim foi, com uma tarte de sabor a verão, com pêssegos sumarentos e um molho de laranja.  


Ingredientes (para uma tarteira pequena)

Adaptado de Seasons, Donna Hay, página 144


2,5 pêssegos maduros

90g de manteiga

110g de açúcar + para polvilhar

2 ovos

50g de amêndoa triturada fina (farinha de amêndoa)

100g de farinha

raspa da casca de 1 limão pequeno

1/2 colher de chá de fermento em pó


Molho de Laranja:

125ml de sumo de laranja natural

30ml de licor de laranja ou tangerina

55g de açúcar


Preparação:


Comece por preparar a calda de laranja. Coloque todos os ingredientes num tachinho, leve ao lume e deixe levantar fervura. Colque no mínimo e deixe ferver em lume brando cerca de 6 minutos até obter um molho xaroposo. Retire do lume e reserve, deixando arrefecer.

Corte os pêssegos ao meio e retire-lhes a pele e o caroço. Polvilhe as metades de pêssego com o açúcar e leve-os a caramelizar, numa frigideira anti aderente com o lado cortado virado para baixo, cerca de 2 ou 3 minutos ou até estarem dourados. Reserve.

Entretanto misture bem a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos, as amêndoas trituradas, a farinha, o fermento e a resma de limão e misture bem até tudo estar combinado.

Pincele com um pouco de manteiga um tarteira retangular pequena (12cmx35cm)de fundo amovível e coloque a mistura preparada anteriormente, espalhando bem. Sobre a massa coloque as metades do pêssego a intervalos regulares e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos ou até estar dourada.

Retire do lume, deixe arrefecer e sirva com o molho de laranja.


Bom Apetite!

13 respostas

  1. Fico muito feliz por si e pela sua família por mais este passo. Muito obrigada por partilhar connosco…Que sejam sempre muito felizes…

  2. Que seja muito feliz no seu novo lar, para poder continuar a brindar-nos com a sua alegria, o seu optimismo, e claro, as suas receitas!
    Augusta

  3. Mudar de casa custa sempre um pouco, seja pelos vizinhos seja pelas memórias criadas. Desejo as maiores felicidades na nova casa. E nada melhor que com uma receita doce, com cheirinho de verão, e simples de fazer (não temos que fazer a caixa da massa!). Mais uma para experimentar, pois tenho tudo em casa…Um grande beijinho, Sara Oliveira

  4. Desejo-lhe muitas Felicidades na casa nova, e se puder gostava muito que partilha-se a sua cozinha.
    Um beijo muito grande

  5. Que bom Joana! Que sejam muito felizes na vossa nova casa e que da vossa cozinha continuem a sair muitas receitas inspiradoras.
    Um beijinho

    Raquel

  6. Que feliz fico por vocês. A Joana e família merecem tudo de bom. Boas arrumações e muita saúde e sorte para que desfrutem deste novo ninho!
    Beijinhos muito grandes para todos e festinha na barriga para o António <3
    Cilinha Fernandes

  7. Tem um belíssimo aspecto 🙂 Que esta nova etapa seja o (re)início duma vida familiar mt feliz 🙂 Bjinhos e td de bom!

  8. Olá Joana,
    Muitas mais receitas se esperam, com novo fundo visual…
    Tudo de Bom e, muitas Felicidades na nova casa…
    Bjs,
    Teresa C.

  9. Olá Joana, muitos parabens pela sua casa nova e que seja tão ou mais feliz do que foi na que deixou.
    Bjinhos
    Aldina Vilaça

  10. Boa noite.
    A farinha é com ou sem fermento? Eu tentei a receita, mas para além dos pêssegos terem enterrado na massa, ficou com uma textura tipo bolo e não tarte…

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *