Fajitas Rápidas de Aproveitamentos


Preparar uma refeição a partir de sobras de refeições anteriores, e que guardamos em caixinhas no frigorífico, é um exercício mais do que comum cá em casa. Normalmente ao domingo à noite, outras vezes para um jantar mais rápido a meio da semana.

O objectivo é não deixar estragar, nem desperdiçar o que compramos. Faço disso quase um lema, uma vez que estragar comida é algo que me faz mesmo muita confusão!

Desta vez o nosso jantar de domingo. Umas sobras de bifinhos de frango que ficaram de outra refeição. Uns cogumelos perdidos e já meios murchos. E outros ingredientes que há quase sempre lá em casa, como tortilhas, tomate, alface e cebola.

Saíram umas fajitas meio aldrabadas. Mas ideias para os nossos jantares rápidos de domingo.


Ingredientes para 2 pessoas:


1 chávena de sobras de carne (neste caso peito de frango)

2 cogumelos brancos

1/2 abacate

15 tomatinhos cereja

algumas folhas de alface

1 cebola pequena (ou wraps)

2 tortilhas grandes 

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

maionese q.b. para servir (opcional)


Preparação:


Comece por cortar a cebola em meias luas finas e laminar os cogumelos.

Corte também a carne de frango em pedacinhos pequenos e reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola e os cogumelos deixando alourar. Junte depois o frango em pedaços, envolva bem, e deixe cozinhar tudo junto em lume brando durante uns minutos.

Entretanto prepare os legumes. Lave e corte a alface em juliana fina. Corte os tomatinhos cereja ao meio e o abacate em cubinhos.

Aqueças as tortilhas no fogão ou no microondas, de acordo com as instruções da embalagem e sirva juntamente com a mistura de frango e cogumelos, a salada, o tomate e o abacate, colocando um pouco de maionese de desejar.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Nada se perde e tudo se transforma! Aldrabadas ou não, têm um ar apetitoso, e seriam muito bem vindas para o meu almoço. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Qd quero algo mais rápido e 'leve' só pra mim, gosto bastante de usar os wraps. Costumo fazer uma espécie de patê c restos de atum em lata, tomate, sumo de limão, um pouco de mostarda e manteiga de amendoim! Pode parecer estranho, mas adoro essa combinação de sabores 😉 Bjinhos e boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *