Os bolos simples e feios acabam muitas vezes a ser os mais saborosos. Este bolo que nem cresceu muito, que tem esta cara simples e comum torna-se irresistível à primeira fatia.
Assim como algumas pessoas que nos surpreendem pela positiva ao primeiro contacto. É assim este bolo.
Com o sabor do limão e do chocolate branco. Húmido, por causa do iogurte, é um daqueles bolos que nos faz roubar uma fatia pequenina de cada vez que passamos por ele.
Para mim serviu para gastar uns ovos e utilizar um dos muitos limões que anda aqui por casa. E foi um pouco “inventado” e “adaptado” à medida que o ia preparando.
Apesar de não um simples bolo de “chá”. Apesar de não ter ficado muito perfeitinho (apesar de não se ver na foto, o meu bolo até se partiu um pouco ao desenformar) é um bolo com carácter.
Só o consigo mesmo comparar a algumas pessoas que fazem parte da minha vida. Simples de feitio e de trato. Com os defeitos que todos temos, sem quererem ser mais do que aquilo que são e tão agradáveis que só queremos estar na sua companhia.
Um bolo para o fim de semana com amigos de todos os dias!
Ingredientes:
6 ovos
1 iogurte natural (125g)
250g de açúcar
150g de manteiga
200g de chocolate branco
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 limão
Preparação:
Numa taça bata o açúcar com a manteiga até ficar com um creme esbranquiçado. Acrescente depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescente agora o iogurte e junte a raspa e o sumo de limão, a farinha e o fermento até obter uma massa sem grumos.
Pique grosseiramente o chocolate e acrescente à mistura anterior envolvendo bem.
Coloque a mistura numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até que o bolo esteja cozinhado quando testado com um palito.
Deixe arrefecer na forma antes de desenformar.
Bom Apetite!
17 respostas
Deve ser um bolo mesmo delicioso, eu também sou assim nem sempre o mais bonito é o mais saboroso, bjokitas
Mas que belo bolinho! Concordo consigo no que se refere aos bolos simples e "feios". Cresci com este género de bolos e, desde que me lembro, eram os que desapareciam num instante (nunca foi habitual em casa fazer bolos recheados ou cobertos com creme, o mais "elaborado" era uma torta abafada, recheada com marmelada diluída em Vinho do Porto ou sumo de laranja, que a minha mãe fazia no Natal e Páscoa, para além do pão de ló). Não devemos julgar as coisas pela aparência, e mesmo aplica-se às pessoas. Podemos ser surpreendidos pela positiva ou negativa (e esta é mais difícil de superar). Um bom fim de semana, Sara Oliveira
Apetece-me mandar instalar um forno aqui no barco. Quando chegar a casa tenho de experimentar este bolo, parece delicioso…. Estou com água na boca.
Uma combinação perfeição que resultou muito bem,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Concordo plenamente contigo, nem sempre o que fica muito bonito fica com aquele sabor irresistível.
Adorei a combinação de ingredientes.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/quinze-dias-com-donal-skehan-e-duas.html?m=1
Bem, com tantos elogios este (é mais um que) vou mesmo ter de o fazer 😛 Bjinhos e bom fds/boas férias! P.S. – a ver se este comentário segue em frente 😉
A combinação já parece irresistível, se foi aprovado, levo a sugestão!
Ótimo fds
Este comentário foi removido pelo autor.
E onde é que entra o iogurte?? Estou com a mão na massa e agora é que vi que a receita não indica em que fase entra o iogurte! Vou colocá-lo agora no fim, vamos ver no que dá ?
É uma grande porcaria. Fica gorduroso e a autora do blog nem conseguiu escrever a receita como deve ser!
Caro Anónimo,
Realmente a autora do blogue, por lapso, não referiu em que pare da receita entra o iogurte natural, lapso esse pelo qual peço imensa desculpa, e que entretanto já foi retificado. De qualquer maneira, o iogurte poderia entrar mais tarde na receita sem comprometer a mesma. E, na minha opinião, isso não quer dizer que a receita esteja "mal escrita", mas isso é discussão que dava pano para mangas.
Quanto ao bolo lhe ter ficado "uma grande porcaria" e "gorduroso", é realmente lamentável. O que eu fiz estava bastante saboroso e há outros leitores que eu sei que o prepararam e não obtiveram o mesmo resultado (poderá comprovar as minhas palavras através da página do facebook do blogue, onde algumas pessoas partilharam a sua expediência com o bolo).
Talvez alguma coisa não lhe tenha corrido tão bem – quer seja pelo meu lapso com a referencia ao iogurte, ou apenas porque lhe correu mal: acontece.
A falta de educação no seu comentário é que era dispensável, mas já tenho este blogue há demasiados anos para saber que há quem por aqui só ande há procura de falhas e não para falar dos restantes 90% de trabalho, que é manter um blogue diário há mais de 9 anos, numa partilha de receitas e ideias com quem me quer seguir.
Atenciosamente,
Joana Roque
Despertou me a atenção…ser de iogurte, ou seja, fácil para uma leiga na cozinha! Já o fiz…e ficou muito bom! Grata pela partilha.
Depois do precalço do iogurte que foi ultrapassado, confesso que não gostei muito do resultado final. O chocolate assentou no fundo da forma, acabou por caramelizar e ao desenformar ficou todo esse fundo agarrado na forma. Para além disso é exageradamente doce. Eu sou gulosa e não consegui comer mais do que 3 pedacinhos do bolo todo.
Depois do precalço do iogurte que foi ultrapassado, confesso que não gostei muito do resultado final. O chocolate assentou no fundo da forma, acabou por caramelizar e ao desenformar ficou todo esse fundo agarrado na forma. Para além disso é exageradamente doce. Eu sou gulosa e não consegui comer mais do que 3 pedacinhos do bolo todo.
Olá! O meu marido instituiu a "tradição" do bolo à sexta no sítio onde trabalha. Cabe-me a mim fazer os bolos quando é a vez dele, claro… 🙂 o de hoje foi este é foi… um sucesso! Ficou baixinho, caramelizou e parecia uma queijada gigante. Não sobrou nada 😉
Olá! O meu marido instituiu a "tradição" do bolo à sexta no sítio onde trabalha. Cabe-me a mim fazer os bolos quando é a vez dele, claro… 🙂 o de hoje foi este é foi… um sucesso! Ficou baixinho, caramelizou e parecia uma queijada gigante. Não sobrou nada 😉
Fiz ontem. Ficou muito bom