Rissois de Pescada e Camarão


Não é novidade para ninguém que refeições pré congelados e cozinhadas dificilmente entram cá em casa. Isso não que dizer que não goste de um belo de um rissol, um croquete ou até uma boa pizza de vez em quando.

A diferença é que não compro nada disso pré feito, e faço sempre as minhas próprias versões.

Há muito que não havia tempo para uns rissóis caseiros por aqui. Tenho-os comido ocasionalmente em casa da minha mãe, que também os faz de vez em quando, mas nem me lembro de os fazer. Lembrei-me no entanto que não era pior colocar alguns na arca antes do nascimento do António, e numa tarde, durante a sesta do Zé Maria, lá se fizeram duas dúzias.

Esta versão é com pescada e camarão, a minha versão preferida de rissois.


Ingredientes para cerca de 24 rissois:


Massa:


1 chávena de água

1 colher de sopa de azeite

1 chávena de farinha

sal q.b.


Recheio:

1/2 cebola

1 colher de sopa azeite

300g de pescada em pedaços (usei filetes)

200gr de miolo de camarão 

1 colher de sopa de farinha

1,5 dl de leite

1 colher de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Prepare a massa levando ao lume a água com um pouco de sal e o azeite. Quando levantar fervura, retire do calor e adicione a farinha mexendo bem até obter uma massa que se despegue das paredes do tacho. Reserve.

Para o recheio pique a cebola e refogue-a no azeite. Acrescente os pedaços de pescada, tempere de sal e pimneta e adicione a polpa de tomate deixando cozinhar. Acrescente depois o miolo de camarão e deixe cozinhar. Junte depois a farinha e retifique de sal e pimenta. Adicione o leite e deixe engrossar, sem parar de mexer. Retire do lume e acrescente a salsa picada. Deixe arrefecer.

Polvilhe a banca da cozinha com farinha e estenda a massa. Disponha porções de recheio tape com a massa e corte em forma de meia-lua com a ajuda de um copo. Repita a operação até esgotar todos os ingredientes.

Passe depois os rissois primeiro por farinha, depois por ovo batido e finalmente pelo pão ralado. Estão depois prontos a congelar, ou a fritar, se forem para consumir de imediato.


Bom Apetite!

15 respostas

  1. Estão com um ar delicioso! Adoro rissóis, e quando era pequena gostava de ajudar a minha mãe a fazê-los, e também a comer! Hoje em dia, só fiz uma vez e foi com massa tenra, e raramente os como. Tenho que voltar a eles, pois são uma boa solução para uma refeição ligeira (não numa base diária, é claro!). Estes combinam dois recheios que gosto muito, pescada e camarão. Talvez acrescente uma casquinha de limão à água da massa, tal como a minha mãe fazia. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Pescada e camarão também é a minha versão de rissóis. Mas só na semana passada é que descobri isso, porque nunca tinha comido. E adorei! Vou guardar esta tua versão para replicá-la. E, quando o fizer, pensarei em ti, no Zé Maria e no António! 🙂 Um beijinho!

  3. Como Salgados que são, adoro rissóis, mas só os caseiros, os outros nem o cheiro consigo.
    Mas também só se comem de tempos a tempos, quando estão feitos. E se dá trabalho !!! Fazer algumas duzias com a baixinha a querer esticar a massa, cortar a massa e colocar o recheio ….
    Resultado: alguns acabam sem recheio e vão para dentro da boca dela.
    Uma dica que aprendi, esticar a massa por cima de papel vegetal com um bocadinho de oleo.
    Melhor não há

  4. A minha mãe faz uma receita muito semelhante! Já experimentou usar red-fish em vez de pescada? ficam muito melhores, na minha opinião!

    Nanci Matias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *