Pudinzinhos de Romã


Há uns tempo atrás, a querida Sara – a minha comentadora residente!- perguntou se me podia enviar umas romãs da sua romanzeira. Claro que disse que sim. Para quem não sabe eu adoro romãs. São o meu fruto de Outono favorito. E como sou de gostos simples, adoro comê-las (depois de devidamente preparadas) à colherada.

A Sara enviou-me várias romãs. Assim que chegaram arranjei duas ou três e era ver-me de sorriso na cara a comer tacinhas cheias às colheradas. Mas rapidamente achei que as deliciosas romãs da Sara mereciam uma receita. Juntamente com um resto de leite condensado que andava no frigorífico e a necessitar de ser gasto, lá saíram uma espécie de pudinzinhos que ligaram deliciosamente com as romãs. Uma receita muito simples que dedico à Sara e à sua generosidade em partilhar comigo as suas romãs.


Ingredientes para 2 tacinhas:


4 colheres de sopa bem cheias de leite condensado

125g de iogurte natural (podem usar grego)

sumo de 1/2 limão

sumo de 1/2 laranja

raspa de 1 laranja

bagos de 1 romã pequena

folhas de hortelã para decorar


Preparação:


Numa taça misture o iogurte natural com o leite condensado, o sumo de limão e de laranja e metade das raspas de laranja. Divida depois esta mistura por duas taças individuais.

Por cima coloque os bagos de romã e finalize com a restante raspa de laranja e decore com umas folhinhas de hortelã.

Leve ao frigorífico cerca de duas horas antes de servir.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Não conheço a Sara, mas é uma sortuda!
    Dedicar uma receita a alguém é uma coisa tão simples mas de uma enorme generosidade! Como a Joana. Muitas felicidades e obrigada pela partilha diária e pela inspiração constante

  2. É uma boa surpresa ver uma receita dedicada a mim! Partilhei as romãs porque este ano, a romãzeira teve uma produção "anormalmente" abundante (nos últimos anos, tem dado muita fruta de dois em dois anos, após a poda dos ramos), e tenho estado a distribuir pela família, vizinhos, colegas de serviço e da natação. Adoro romãs, e apesar de gostar de as comer ao natural ou em forma de sumo, este ano tive que arranjar maneira de dar uso a elas. Experimentei fazer gelatina com o sumo delas, licor (usando a sua receita do "Licor de Cereja") e vinagre de romã (receita do blog "Tachos de Ensaio", onde também tem mais ideias para as usar). A geleia é boa, mas quando a fiz à algum tempo trás, não agradou a todos. Tenho que arranjar outra receita ou ajustar melhor as quantidades (tenho que ver a receitas das "Receitas para a Felicidade" e "Cinco Quartos de Laranja"). Um grande beijinho, muito obrigada pela receita (simples, como eu gosto!), Sara Oliveira

  3. Com a devida licença da Sandra Brito (que não conheço), tenho de partilhar das palavras que deixou ali em cima. De facto, uma vez mais, a Joana a mostrar – sem qualquer pretensiosismo – como tem um coração grande; haveria forma mais bonita de mostrar a sua gratidão à Sara (que tampouco conheço) do que dedicando-lhe uma das suas receitas?!?
    Da minha parte agradeço às duas, à Joana pela receita (que me parece deliciosa, vou experimentar) e à Sara por ter proporcionado à Joana matéria prima para que se inspirasse 🙂
    (Já agora, também adoro romãs).
    Um beijinho,
    Raquel

  4. Também adoro romãs! Esta semana, de certeza que virão da frutaria para experimentar estes pundizinhos que me parecem deliciosos.
    A Joana é uma pessoa muito simples e generosa. Conhecia-a pessoalmente e é o que chamo uma pessoa como eu… sem pretensão de fama ou manias. Também me cruzei com a Sara na feira do Livro de Lisboa e pareceu-me igualmente simples. Um beijinho para as duas.
    Cilinha Fernandes

  5. Adoro a ideia!! E vou experimentá-la já hoje. Adoro receitas simples em que posso usar coisas que tenho na dispensa e no quintal.
    Muitos parabéns pelas fantásticas sugestões que sempre nos deixa, e também pelo belíssimo texto. As coisas simples são mesmo as melhores. 😉

    realizatumesmo.blogspot.pt (um blog de faça você mesmo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *