Frango Assado com Lentilhas, Tomate e Alecrim


Um dia após o outro. Quase sem darmos conta o outono chegou. A chuva, os dias mais cinzentos e o anoitecer mais cedo.

As cores do Outono vêm com as abóboras, os marmelos, as romãs e as castanhas.

Dá vontade de usar e abusar do forno. De comer castanhas assadas, de fazer compotas, bolos e bolachas.

As saladas frescas e de cores vivas, dão agora lugar a pratos quentes e mais robustos – usar e abusar de leguminosas de cores mais térreas. 

Um prato de outono, usando dos últimos tomate cereja do verão, foi uma das refeições favoritas da semana. O frango versátil e as adoradas lentilhas. E num tacho apenas. E com cheiro, sabor e cor de outono. 


Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):


3 pernas inteiras (pernas + coxas) de frango

100g de lentilhas secas

1 alho francês

10 cogumelos

15 tomates cereja

1 raminho de alecrim fresco

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro


Preparação:


De véspera demolhe as lentilhas (devem demolhar um mínimo de 6 horas). Depois de demolhadas coza-as em água temperada de sal por cerca de 10 minutos. Escorra depois as lentilhas e reserve.

Entretanto separe as pernas da coxa do frango e tempere-as de sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Aloure o frango cerca de 6 minutos de cada lado, até que fique bem lourinho. Retire e reserve.

Na mesma frigideira coloque depois o alho francês previamente cortado em rodelas e bem lavado e os cogumelos previamente laminados. Deixe saltear durante alguns minutos. Acrescente depois as lentilhas, a folha de louro, a alecrim frescor retifique de sal e pimenta. Junte 100ml de água, os tomates cereja e coloque o frango alourado  sobre as lentilhas na frigideira.

Coloque agora tudo no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, até o frango estar bem dourado e as lentilha macias.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. Aqui está uma belíssima ideia, e que nunca me ocorreria. Adoro frango assado, e gosto de lentilhas (bem como das outras leguminosas), apesar de não as usar frequentemente. Tenho todos os ingredientes em casa, alguns com algumas adaptações (tomates e cogumelos), e vai ser uma maneira de usar uns boletos que comprei. Definitivamente, para experimentar o mais breve possível! Pois é, o Outono chegou com as suas cores e frutos, a marcar um ciclo, com todas as coisas boas (e menos boas) que cada época tem. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Joana, só hoje pûs a leitura em dia e me apercebi de que o pequeno António já nasceu há quase um mês!… Como é possível que me tenha escapado tão bela notícia?! Muitos parabéns para os papás e para o maninho; o António é um lindo bébé! Votos de muitas felicidades para ele 🙂

  3. Tenho aí lentilhas congeladas há meses sem saber mt bem q uso lhe dar… Acho q já me deste uma ideia 🙂 Bjinhos e obrigada pelas receitas maravilhosas!

  4. Boa tarde,

    Como inexpriente em lentilhas assumida, que tipo de lentilhas usou? Verdes? Vermelhas? As mais escuras?

    Muito obrigada, Adriana

  5. Que bela sugestão e que ótimo aspeto! Nunca me ocorreria utilizar as lentilhas assim e é uma forma de "fugir" aos acompanhamentos mais convencionais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *