Um dia após o outro. Quase sem darmos conta o outono chegou. A chuva, os dias mais cinzentos e o anoitecer mais cedo.
As cores do Outono vêm com as abóboras, os marmelos, as romãs e as castanhas.
Dá vontade de usar e abusar do forno. De comer castanhas assadas, de fazer compotas, bolos e bolachas.
As saladas frescas e de cores vivas, dão agora lugar a pratos quentes e mais robustos – usar e abusar de leguminosas de cores mais térreas.
Um prato de outono, usando dos últimos tomate cereja do verão, foi uma das refeições favoritas da semana. O frango versátil e as adoradas lentilhas. E num tacho apenas. E com cheiro, sabor e cor de outono.
Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):
3 pernas inteiras (pernas + coxas) de frango
100g de lentilhas secas
1 alho francês
10 cogumelos
15 tomates cereja
1 raminho de alecrim fresco
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
Preparação:
De véspera demolhe as lentilhas (devem demolhar um mínimo de 6 horas). Depois de demolhadas coza-as em água temperada de sal por cerca de 10 minutos. Escorra depois as lentilhas e reserve.
Entretanto separe as pernas da coxa do frango e tempere-as de sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Aloure o frango cerca de 6 minutos de cada lado, até que fique bem lourinho. Retire e reserve.
Na mesma frigideira coloque depois o alho francês previamente cortado em rodelas e bem lavado e os cogumelos previamente laminados. Deixe saltear durante alguns minutos. Acrescente depois as lentilhas, a folha de louro, a alecrim frescor retifique de sal e pimenta. Junte 100ml de água, os tomates cereja e coloque o frango alourado sobre as lentilhas na frigideira.
Coloque agora tudo no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, até o frango estar bem dourado e as lentilha macias.
Bom Apetite!
12 respostas
Merhabalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize, emeğinize sağlık.
Saygılar.
Aqui está uma belíssima ideia, e que nunca me ocorreria. Adoro frango assado, e gosto de lentilhas (bem como das outras leguminosas), apesar de não as usar frequentemente. Tenho todos os ingredientes em casa, alguns com algumas adaptações (tomates e cogumelos), e vai ser uma maneira de usar uns boletos que comprei. Definitivamente, para experimentar o mais breve possível! Pois é, o Outono chegou com as suas cores e frutos, a marcar um ciclo, com todas as coisas boas (e menos boas) que cada época tem. Um grande beijinho, Sara Oliveira
posso perguntar onde comprou a frigideira de ir ao forno? tenho procurado mas não encontro…
Eu também já procurei e não encontrei, gostava muito de saber onde comprar uma frigideira que possa ir ao forno.
Obrigada.
Bjs
Joana, só hoje pûs a leitura em dia e me apercebi de que o pequeno António já nasceu há quase um mês!… Como é possível que me tenha escapado tão bela notícia?! Muitos parabéns para os papás e para o maninho; o António é um lindo bébé! Votos de muitas felicidades para ele 🙂
Tenho aí lentilhas congeladas há meses sem saber mt bem q uso lhe dar… Acho q já me deste uma ideia 🙂 Bjinhos e obrigada pelas receitas maravilhosas!
Boa tarde,
Como inexpriente em lentilhas assumida, que tipo de lentilhas usou? Verdes? Vermelhas? As mais escuras?
Muito obrigada, Adriana
Não sou mto fã de lentilhas, mas o frango que delicia!
Mark Margo
http://www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)
Adoro lentilhas e frango nem se fala por isso tenho de experimentar esta receita que tem um aspecto super delicioso.
Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb
Ai que bom!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que bela sugestão e que ótimo aspeto! Nunca me ocorreria utilizar as lentilhas assim e é uma forma de "fugir" aos acompanhamentos mais convencionais 🙂
Aprovadíssimo. Bela combinação de sabores.