Legumes Assados com Pesto e Ovo Estrelado


E chegou Novembro. 

O Natal aproxima-se a passos largos. Há já ideias para os meus cabazes de natal, há algumas compotas feitas, mas de resto nada está concretizado.

Tenho workshops para preparar e receitas para testar.

Há presentes de natal comprados arrumados a um canto do sótão, à espera do espírito natalício de Dezembro, do chocolate quente e da musicas de natal cantadas pelo Bublé para serem embrulhados.

Entretanto falo com a minha amiga Cristina que me diz já ter feito árvore de natal. Vou às compras e já vejo cartazes de boas festas, decorações em verde, vermelho e dourado, e nos anúncios da tv já nos dão as boas festas. Adoro o natal, mas acho tudo ainda precoce. Para mim é tempo de preparação desta celebração que adoro, mas ainda é muito cedo para decorações e principalmente (e isso é sempre cedo) para o consumismo do natal.

O mês do Natal é Dezembro, e só nessa altura começo a viver verdadeiramente esta época.

Por enquanto a vida continua aqui por casa. Para começar a semana uma receita sem carne ou peixe – porque as “meat free monday” continuam por aqui.


Ingredientes para 2 pessoas:


1 batata doce média 

2 cenouras pequenas

1 beringela pequena

1 colher de sopa bem cheia de pesto (podem usar de compra ou caseiro)

sal e pimenta q.b.

azeite virgem extra q.b.

2 ovos


Preparação:


Prepare os legumes. Descasque as cenouras e a batata doce e corte-as em rodelas mais ou menos da mesma espessura. Corte também a beringela em rodelas.

Coloque todos os legumes num pirex ou tabuleiro de forno e tempere-os com um pouco de sal, pimenta e regue com um pouco de azeite.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até os legumes estarem cozinhados.

Retire-os depois do forno e envolva o pesto nos legumes, de modo a que fiquem bem cobertos.

Entretanto estrele os ovos num pouco de azeite.

Sirva os legumes com o ovo estrelado, deixando que a gema ao ser “rompida” cubra os legumes.

Se gostar acompanhe com pão ou com brócolos cozidos.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Uma ideia tão simples e cheia de sabor! Esta ideia ainda não tinha ocorrido, e o ovo estrelado complementa o prato. Para além de usar com massa, costumo usar com batatas cozidas (tipo salada de batata temperada com pesto verde) ou mesmo feijão cozido (também em salada, especialmente feijão branco com o pesto vermelho), além de umas "tostas/pizzas" para aproveitar o pão duro (barro o pão com o molho e cubro com queijo ralado, e vai ao forno até derreter o queijo). Aqui está uma ideia para usar o pesto de agrião que está congelado. Ainda é cedo para o Natal, mas as lojas e os supermercados já estão a dar o "sinal", e este mês vai passar num instante. É tempo de começar a organizar as coisas: seleccionar receitas de bolachas (doces/salgadas) em função do rendimento e grau de dificuldade, organizar/ter em stock ingredientes, ver os presentes, fazer as listas, pensar nos embrulhos, etc. E já agora, este ano vai haver outra edição do "amigo secreto" das bolachas? Foi uma iniciativa bastante interessante, apesar dos contratempos. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Joana, não imagina como ansiava ler, nos seus posts, a palavra "Natal"! Significa, espero, que, em breve, estaremos a ter muitos posts sobre a minha época favorita do ano, e com o seu toque sempre tão pessoal e caloroso. Tão bom!! Um beijinho!

  3. Concordo consigo. Cada um faz o que entende, mas eu sou de opinião que cada coisa no seu tempo.
    Novembro para mim é tempo de celebrar os Santos e fazer o bolinho, recordar os que partiram, celebrar o São Martinho, é tempo de magustos e castanhas, das abóboras, de observar o Outono. Dezembro é o mês do Natal.
    Cada mês tem o seu significado, o seu encanto.
    Beijinhos,
    Susana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *