Costeletas no Forno


O verão deixa-me saudades de churrascos. Gosto muito mais de outono, mas fico sempre com a nostalgia de um bom churrasco de vez em quando. Os dias mais frios e chuvosos não puxam tanto a essa ementa.

As costeletas foram compradas quase sem destino, ou melhor, com um destino diferente daquele em que acabaram. Começaram para ser panadas e fritas, mas acabaram com molho de cerveja, pimentão e louro e preparadas quase sem trabalho no forno.

O arroz de feijão que as acompanhou quase que me fez lembrar um churrasco, ajudado pelo sol que se fazia sentir do lado de fora da janela.

Um almoço reconfortante de Outono.


Ingredientes para 2 pessoas:


4 costeletas do cachaço – não muito grandes e cortadas finas

2 dentes de alho

1 colher de sopa de massa de pimentão

150ml de cerveja

1 folha de louro

1 colher de chá de colorau

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Coloque as costeletas num pirex ou prato de forno e tempere-as de sal e pimenta. Acrescente a massa de pimentão, o colorau e o louro e envolva bem as costeletas. Junte depois o alho cortado em rodelas e regue com a cerveja e um fio de azeite.

Deixe as costeletas assim temperadas e tapadas com película aderente, de um dia para o outro no frigorífico.

Coloque as costeletas no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 45 minutos ou até as costeletas estarem macias.

Acompanhe com arroz de feijão e brócolos cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

9 respostas

  1. Uma sugestão deliciosa, e que costumo fazer às vezes. Adoro arroz de feijão, especialmente com peixe frito ou ovo estrelado, mas também a acompanhar carne. Muitas vezes, preparo assim as costeletas, o entrecosto, e salsichas frescas (as quais não aprecio muito), no forno, de modo a ficarem com aquele toque "caramelizado"/assado. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Temperei as costeletas anteontem à noite e foram ontem o nosso jantar. Ficaram muito mais tempo no tempero, mas o resultado foi ótimo!! À mesa, eu disse que foi a Joana que deu a receita e a Laura comentou que a Joana sabe fazer comida mesmo boa. Não foram exatamente estas palavras (peço deculpa, mas não me lembro com clareza da frase dela), mas fica a ideia. A repetir muitas vezes.
    Obrigada! Beijinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *