Almôndegas de Porco com Molho de Natas e Tomilho


Passou mais um fim de semana. Um fim de semana que me aqueceu o coração. Um sábado muito bem passado, em excelente companhia: muitas mulheres juntas, fofocas e desabafos entre tachos e panelas, com chá à volta da mesa.

E o frio chegou finalmente. E com ele a chuva. E finalmente acendemos a lareira, numa tarde chuvosa de domingo, depois de um almoço demorado com amigos, entre risadas de crianças e conversas cortadas mil vezes.

Chegou o fim do dia, enroscada no sofá, com uma chávena de chá na mão e debaixo das manta fofinha. Preparou-se a semana que começa hoje, com uma receita de almôndegas e molho de natas, perfeita para um dia frio e de chuva.


Ingredientes para 2 pessoas:


300g de carne de porco picada

1 ovo pequeno

3 colheres de sopa de pão ralado

sal e pimenta q.b.

200ml de natas

2 colheres de sopa de molho inglês

1 colher de sobremesa rasa de farinha

1 pé de tomilho

azeite q.b.


Preparação:


Coloque a carne de porco numa taça e tempere de sal e pimenta. Acrescente o ovo e o pão ralado e misture bem. Molde depois bolinhas do tamanho de nozes. Reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe as almôndegas até ficarem bem cozinhadas por dentro e douradas por fora.

Entretanto, num tachinho, misture o molho inglês com as natas e a farinha, acrescente o tomilho e leve a cozinhar em lume brando até engrossar . Retifique de sal e pimenta.

Sirva as almôndegas com espaguete e regue com o molho de natas.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Uma ideia simples, prática e aromática! O frio já se instalou, com as sua coisas boas e menos boas. Faz parte do ciclo, mas custa sempre um pouco a mudança brusca de temperatura. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Ficou com belíssimo aspecto 🙂 Pois é: o tempo já pede para nos enrolarmos na manta com pantufas, malha polar e bebidas quentinhas 🙂 Bjinhos e boa semana! P.S. – mandei-te um mail a pedir/perguntar por licor de tangerina…

  3. Boa tarde,
    no país onde vivo apenas encontro com facilidade dois tipos de natas, as natas azedas e as natas doces. Ambas frescas e com vários tipos de percentagem de gordura (12%, 20%, 25% e até 30%). No caso desta receita qual delas me sugeria experimentar? Nas receitas com natas tenho sempre esta dúvida e acabo por nunca as fazer…
    P.S. Gosto imenso de seguir o seu blog 🙂

    Um beijinho,
    Mónica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *