Ovos com Batata Doce


São os ovos com batatas que a minha bisavó fazia. Sempre lhes chamamos “batatas à Biguta”, e são feitas originalmente com batata normal, numa versão já qui partilhada.

Este domingo, depois de um almoço farto e demorado em casa dos amigos Rita e JP, com a chuva e o frio que se faziam sentir lá fora e preguiça e pouca fome para fazer outra coisa, lembrei-me das batatas à Biguta, assim que olhei para os ovos caseiros na prateleira do frigorífico.

Pensei que a versão com batata doce era capaz de ficar bem. E ficou. E de repente estava em S. Miguel de Poiares outra vez. Com a minha avó Cila, e com a Biguta, a fazerem estas batatas no velhinho fogão a gás, e eu sentada à mesa que agora está em minha casa. Por momentos voltei a ser pequenina e a ter a minha avó comigo.


Ingredientes para 2 pessoas:


3 batatas doce pequenas

2 dentes de alho

3 ovos

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

salsa picada q.b.


Preparação:


Descasque as batatas doce e corte-as em rodelas não muito finas.

Descasque os dentes de alho e lamine-os também.

Leve uma frigideira ao lume com um fundo de azeite e deixe aquecer. Frite as batatas juntamente com o alho laminado, mas não deixe as batatas ficarem muito fritas. Retire-as, escorra sobre papel absorvente e escorra o excesso de azeite.

Volte a colocar as batatas na frigideira e acrescente os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta.

Misture os ovos com as batatas, mas sem partir as batatas e não mexendo muito os ovos.

Retire depois do lume e polvilhe com salsa picada antes de servir.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Têm um ar muito apetitoso! É curioso como certas coisas, trazem lembranças, neste caso bastante agradáveis. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Sabe tão bem essas recordações de infância. Por momentos também revivi os tempos com a minha avô numa aldeia do concelho de Castelo Branco. Como adorava a comida dela. Tinha outro sabor, sabor especial sem dúvida e cozido a lenha tanto melhor. Obrigada!!!

  3. Não sou muito fã de batata doce, no entanto é coisa muito consumida em minha casa, quem me fez olhar para a batata doce foi a Chef Noélia do restaurante Noélia em Cabanas de Tavira ela usa a batata doce como ninguém há bateu uma saudade 😀 vou experimentar esta receita em breve comida de conforto com a maior das certezas.

  4. Adoro batata doce e o meu filhote também. Vamos, com certeza, experimentar esta receita cá em casa.
    E é tão bom quando estas coisas tão simples "nos trazem de volta" aqueles que amamos!
    Um beijinho
    Raquel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *