Hamburguer à Portuguesa


Há uns meses atrás reparei que, no local onde habitualmente compro a carne, faziam os hamburgues de imediato na máquina de picar, juntando-lhe um acessório próprio. Ainda melhor! Basta escolher a carne que queremos e pedir para montarem os hamburguers, que são apenas carne: a carne escolhida por nós.

Como compro habitualmente carne picada para outras preparações, passei a pedir sempre 1 kg de carne X, e peço para fazerem 4 hamburguers dessa carne, levando a restante apenas picada.

Quando chego a casa congelo os hamburguers, e assim há quase sempre uma refeição “pré pronta” para os jantares de domingo, ou para um dia da semana mais atribulado.

Os hamburgues cuja receita vos trago hoje, foram preparados num dia de pouco tempo e com crianças um pouco birrentas.

Em pouco mais de 15 minutos tudo estava pronto. Até o arroz que acompanhou.


Dia 28 de Novembro, das 15h às 18h, estarei no Porto para mais um Workshop de Cabazes de  Natal., nos workshops Pop up, na Rua do Almada. Para mais informações e inscrições info@workshops-popup.com. Vamos fazer receitas para oferecer: umas para os avós, outra para a irmã, para a mãe, para o pai e para os sobrinhos.


Ingredientes para 2 pessoas:

2 hamburguer (usei hamburguers de vaca)

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

2 folhas de louro

3 colheres de sopa de molho inglês

50ml de vinho branco

2 ovos


Preparação:


Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga e deixe aquecer bem. Adicione os hamburguers e tempere-os de sal e pimenta. Deixe-os dourar de ambos os lados e acrescente depois os dentes de alho esmagados, as folhas de louro, o molho inglês e o vinho branco e deixe o molho apurar em lume brando e os hamburguers acabarem de cozinhar. (Sendo carne de vaca é preferível que ainda fiquem rosados por dentro, mas sirvam-nos como mais gostarem.)

Frite (ou estrele) os ovos num pouco de azeite e tempere-os de sal.

Sirva os hamburgues com o ovo “a cavalo” e com um pouco de molho. Acompanhe com arroz basmati e uma salada verde.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Olá Joana, também moro em Coimbra e tenho muita dificuldade em comprar carne pois ainda não encontrei nenhum sítio que me inspire confiança. Nas grandes superfícies a carne ainda pior. Será que me podia dizer qual o seu talho habitual? Obrigada e Parabéns pelo blogue ( a minha Bíblia culinária). Sónia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *