Coroa de Bolachas de Gengibre

E finalmente Dezembro chegou! O melhor mês do ano, o mês do Natal.

Cá em casa já entramos no espírito. A árvore está pronta, o presépio montado, e há decorações espalhadas pela casa.

O Zé Maria está a gostar muito de mexer nos enfeites da árvore, mas ainda não percebe muito do que se está a passar.

O Michael Bublé já toca em modo repeat por aqui, e do forno, como é hábito em tantos anos de blogue, saem as primeiras bolachas alusivas ao natal.

Este ano umas bolachas de gengibre, mas em forma de coroa de natal. Um bocadinho trabalhosas, mas que até me parecem um lindo presente de natal.

Para já são apenas para vos abrir o apetite e desejar “Boas Festas”. 

Para se inspirarem para a época festiva que chegou!

Um excelente Dezembro para todos.


Entretanto vai haver um novo workshop no Porto. Já este sábado, dia 5, pelas 15h, um workshop de “Iguarias para uma mesa de Natal Diferente”: desde as entradas, aos pratos principais, passando pelos doces. As inscrições e mais informações para info@workshops-popup.com


Ingredientes:

(receita in Good Food, novembro 2015, página 124)


175g de açúcar mascavado escuro

85g de Golden Syrup

100g de manteiga

350g de farinha

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de gengibre em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 ovo batido


Preparação:


Num tacho coloque a manteiga, o açúcar e o golden syrup e leve ao lume até derreter. deixe ferver 1 ou 2 minutos em lume muito brando e retire. Deixe arrefecer 10 minutos.

Numa taça misture a farinha com o bicarbonato, a canela e o gengibre. junte a mistura de açúcares arrefecida e o ovo batido e amasse até obter uma massa lisa e homogénea.

Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos.

Retire depois a massa do frigorífico e deixe amolecer um pouco.

Com metade da massa estique-a com a espessura de uma moeda de 1 euro e num circulo com cerca de 20cm de diâmetro. Com um cortador redondo de 7cm de diâmetro corte o interior do circulo, para formar a coroa.

Com a restante massa corte biscoitos com a sua forma favorita e leve a assar em tabuleiros forrados com papel vegetal em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 10-12 minutos.

Retire as bolachas e deixe-as arrefecer completamente.

Faça um pouco de “glacê” misturando um pouco de açúcar em pó com água, para decorar as bolachas, e para as colar à coroa.

Deixe secar bem.


Bom Apetite!

17 respostas

  1. Perfeita! Parabéns, Joana. Ando há uns 2 ou 3 anos a fotografar e organizar as minhas próprias receitas com o objectivo de criar um blogue. Mas depois vejo posts como este teu e penso: ná, deixa-te estar quieta, deixa isso para quem sabe.

  2. Ideia linda! Eu ainda falei na hipotese de decorar a casa com bolachinhas de Natal mas depois da invasão de ratinhos que ouve cá em casa desistimos da ideia ou ainda se mudam para cá de vez… Isto de viver em Londres tem as suas coisas hehe

  3. Olá Joana,
    Será que podemos retirar o ovo sem prejudicar o seu resultado, como tenho uma filha alérgica a esse ingrediente …
    obrigado

    1. Não sei se poderá ajudar, mas na Internet há substituições para ovos, normalmente em sites/blogues vegetarianos, ou com esta orientação (a Cozinha da Ovelha Negra tem bolos e bolachas em versão vegan), para as receitas de bolos e bolachas. A única que me recordo é a do "ovo de linhaça", que já usei numa receita de biscoitos (1 "ovo": 1 colher de sopa de linhaça moída, misturada com 2 colheres de sopa de água, deixar repousar um pouco, cerca de 5 a 15 minutos). Só experimentando, porque estas substituições podem alterar a textura/consistência das receitas, embora não tenha sentido muita diferença com o "ovo de linhaça". Espero que ajude, Sara Oliveira

  4. Experimentei a receita e pela primeira vez fiz bolachas de gengibre! Ficaram óptimas. Como não tinha Golden Syrup, substitui por geleia de marmelo e resultou bem! Obrigada pela partilha! Elisabete

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *