Por aqui, o início do mês de Dezembro é marcado por alguns rituais. Fazer a árvore de natal, apanhar musgo e fazer o presépio, ouvir musica de natal (especialmente o Bublé),acender a lareira, fazer chocolate quente e panquecas…
Durante muito tempo o dia 1 de dezembro marcava o início de todos estes rituais. Era no dia 1 que fazíamos a árvore e o presépio, ainda de pijama, enquanto ouvíamos música de natal. Depois de tudo pronto o pequeno almoço: panquecas e chocolate quente. e o fanal da tarde metia sempre lareira acesa.
As coisas mudaram. O dia 1 deixou de ser feriado e deixou de ser possível manter todo este ritual.
Este ano a árvore e o presépio montaram-se a 29 de Novembro, no primeiro domingo do Advento. E o chocolate quente e as panquecas, ficaram para este fim de semana, e deixo-vos a receita como sugestão de pequeno almoço para amanhã, feriado, quando os dias começam de forma mais vagarosa.
Este ano o chocolate quente tem café e especiarias. E estava muito bom!
Ingredientes para 2 pessoas:
75g de chocolate culinária 70% cacau
300ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de café solúvel
1 pau de canela
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
Preparação:
Coloque todos os ingredientes num tachinho, com o chocolate partido em pedacinhos e leve a lume brando até levantar fervura, e sem parar de mexer, até o chocolate estar bem derretido e incorporado na mistura.
Coloque em chávenas e polvilhe com canela antes de servir.
Bom Apetite!
10 respostas
Que chocolate quente delicioso!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Hmm, bem que me apetecia, mas apesar do feriado, trabalho de manhã… Terá q ficar mesmo p os dias de Natal 🙂 Bjinhos e bom feriado/boa semana!
Este chocolate quente é muito bem vindo para aquecer um dia frio e chuvoso, como o de hoje. O meu "ritual" de Natal, montar a árvore a 1 de Dezembro, teve alguns contratempos, e está tudo atrasado (o tempo não estica, mesmo ao fim de semana). Mas não passa de amanhã, e essa sugestão, quentinha e docinha, vai ajudar a compor o dia. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Que receita fantástica! Bem haja!
Antigamente havia quem decorasse a casa no dia 8 de Dezembro – Dia da Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, e também Dia da Mãe durante tantos anos (para mim nunca deixou de o ser) – e é uma ideia para quem já não o pode fazer no dia 1 por não ser mais feriado.
Beijinhos!
Susana
Adorei a receita e já estou levando. As tradições estão mudando devido a loucura da modernidade o importante é estar todos juntos comemorando e é claro a casa tem que estar enfeitada.
Bjos tenha um ótimo início de semana.
Embora seja algo que eu não goste, parece-me uma sugestão óptima para quem gosta de chocolate quente 🙂
Gulosoqb
Deve ser uma delícia esse chocolate quente. Cá por casa, também costumava ser no dia 1 de dezembro… este ano, acabou por ser anteontem (sábado, 5 de dezembro). É verdade que foi mais a correr, é verdade que nos esquecemos de por música de Natal a tocar, mas a árvore lá está a brilhar e a "aquecer" a nossa sala 🙂
Oh Sílvia, cá em casa foi igual: no sábado a correr (ainda deixei a mesa da sala de jantar p concluir no domingo…) e sem música de natal 🙁 Mas pronto, agora é oficialmente Natal cá em casa 😉 Bjinho.
Por acaso nunca experimentei chocolate quente. Quer dizer, agora a escrever é que me lembrei que bebi uma vez em Óbidos em que o tema da festa era mesmo esse. A sua sugestão parece-me bastante bem com o aroma do café e das especiarias.
Bjinhos!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
que bela receita!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/