O natal acabou. É oficial. Passa-se o dia de Reis e diz a tradição que é altura de desmontar a árvore e o presépio, de arrumar as decorações e de guardar tudo até ao próximo natal.
Todos os anos é a mesma coisa, e eu não consigo deixar de sentir sempre uma enorme nostalgia de cada vez que começo a retirar os enfeites da árvore, e a guardar os bonecos do presépio. Passa sempre tudo tão depressa.
Já foi a azáfama dos cabazes, já passou a ceia de natal e o dia de natal, a troca dos presentes, as receitas boas e típicas da época, as filhós da avó, os postais de natal… Fico sempre um bocadinho triste sem as luzes de natal na sala, e sem ouvir as canções de natal enquanto preparo bolachinhas, e embrulho presentes.
Não tarda haverá mais.
Enquanto se arrumam as decorações e se dá tréguas à barriga das comezainas dos últimos tempos, saem, como já vos tinha dito, coisas simples, porque a minha cozinha ainda anda a “meio gás”, e eu ainda não entrei no espírito de novo ano/novas ideias.
Ontem o almoço foi assim: filetes de pescada com espinafres.
Ingredientes para 2 pessoas:
6 filetes de pescada pequenos
250g de espinafres congelados em cubos
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
50ml de vinho branco
3 colheres de sopa de creme de soja
100g de queijo ralado
Preparação:
Coloque os filetes num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-os com sal, pimenta, sumo de limão e vinho branco. Deixe a marinhar um pouco, e leve-os depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare os espinafres. Leve um tacho ao lume com o dente de alho picado e um pouco de azeite e salteie os espinafres até que estejam cozinhados e tempere-os de sal, pimenta e acrescente o creme de soja mexendo bem.
Quando os filetes já estiverem quase cozinhados (ao fim dos 15 minutos), verta o preparado de espinafres sobre os filetes e cubra com o queijo ralado.
Leve novamente ao lume para derreter o queijo e ficar dourado.
Sirva com arroz branco e brócolos cozidos.
Bom Apetite!
Uma ideia diferente para variar os filetes de pescada (ou outros)! Por aqui, o lema vai ser usar o que há em casa e "limpar" restinhos que andam no frigorífico ou congelador. As ideias surgem do nada, e às sai algo diferente, como um "arroz" de bacalhau e agriões, feito com trigo sarraceno, com um restinho de pimento. Não se preocupe, porque as ideias vão surgindo quando menos se espera. Um grande beijinho, Sara Oliveira
PS: as receitas das bolachas foram enviadas por e-mail (com as fotografias de cada uma delas), e disponibilizadas no post (só com uma fotografia), a pedido de duas leitoras (e para os demais leitores). Espero que todos gostem! Sara Oliveira
Penso que esse sentimento de nostalgia é comum a todas as pessoas que gostam desta época do natal. Eu incluo-me nessa parcela de pessoas. As luzes de natal, quer em casa quer na rua, dão-nos outra alegria, outro espírito. Enfim…resta-nos aproveitar da melhor maneira todos os meses do ano e tirar partido deles o melhor possível…enquanto aguardamos pelo próximo natal.
A minha árvore, o meu presépio e as restantes decorações natalícias lá de casa ainda ficam até sábado. Durante a semana, não consigo ter tempo para essa tarefa.
Um bom ano!
Ana
Ficou com excelente aspecto e de sabor deve ter ficado um máximo!!! Adoro!!
Tânia Tiago
Bimby & sabores da Vida
Eu tb fico sempre um pouco melancólica… Passa tão depressa… E ñ me apetece nada arrumar os enfeites, até pq durante a semana ñ tenho tempo e no próx fds tb ñ me apetece já… Talvez daqui a uma semana, até pq este ano a casa foi enfeitada mais tarde, e sempre animamos um pouco com as luzes de natal, já q a chuva continua por mais uns dias 🙁 Bjinhos!
Sara,
As ideias andam fracas, mas eu acredito que seja por pouco tempo!
Quanto às receitas das bolachas eu já vi! Vou tentar partilhar depois com s leitores que me pedirem.
Um beijinho,
Joana
ps – gostei da ideia do arroz de bacalhau e agriões feito com trigo sarraceno.
Ana,
Também só vou ter oportunidade de o fazer durante o fim de semana. Mas a nostalgia já começou.. só de pensar nisso.
Um beijinho,
Joana
Tânia,
super fácil e muito bom. Ideal para os jantares da semana.
Um beijinho,
Joana
anjo de mel,
Tenho uma amiga que por causa das coisas monta a a´rvore no início de novembro e só atira no fim de janeiro.
Diz que é muito trabalho para só estar montada um mÊs…
Um beijinho,
Joana
Deve ser muito bom, vou experimentar. BJ
Algo simples e saboroso como se quer 🙂
Gulosoqb
que bela receita!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ana,
Ficam muito saborosos. Espero que goste.
Um beijinho,
Joana
Carla
Para o dia a dia não há melhores receitas.
Um beijinho
Joana
Obrigada Susana.
Um beijinho,
Joana
Olá Joana
Só uma questão, onde se consegue comprar o creme de soja???
Obrigado
Anabela