Caril de Lentilhas com Ovo Estrelado


Apesar de ainda não terem figurado por aqui, neste ano de 2016, muitas receitas vegetarianas – ou como eu gosto mais de dizer sem carne ou peixe – elas continuam a fazer parte dos nossos menus.

Principalmente à segunda feira – a famosa “meatless monday”!

Há sempre imensas coisas que se podem fazer e a imaginação deve ditar o que nos apetece comer. Sei que para muitos pensar numa refeição sem carne ou peixe pode não parecer muito fácil, mas acreditem que é! Tentem imaginar uma receita conhecida e que fazem habitualmente, por exemplo, arroz de tomate com pataniscas de bacalhau. Podem fazer na mesma o arroz de tomate e acompanhar com pataniscas de legumes (só com cebola e alho francês ficam deliciosas)Ou então uma lasanha, mas em vez da mistura de carne façam uma semelhante com cogumelos… Como podem ver é mais fácil do que parece.

Desta vez por aqui foi caril de lentilhas, para gastar um rostinho de lentilhas que andava por aqui. E o ovo estrelado deu o toque final.

Espero que gostem.


Ingredientes para 2 pessoas:


300g de lentilhas previamente demolhadas

1 cebola

2 dentes de alho

1 pedacinho de raiz de gengibre

1 folha de louro

1 colher de chá de garam masala

1 colher de chá de coentros em pó

1 colher de chá de curcuma

2 tomates pelados

piri-piri a gosto

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de óleo vegetal ou manteiga

125ml de leite de coco

1 molhinho de coentros frescos


Preparação:


Num tacho coloque o óleo ou a manteiga e deixe aquecer. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados e acrescente o louro e um pouco da raiz de gengibre picada (cerca de 1 colher de café cheia).

Deixe começar a fritar e acrescente as especiarias e o piri-piri moído a gosto e mexa bem durante alguns minutos para que estas libertem todas as suas fragrâncias e cozinhem.

Acrescente depois o tomate partido em pequenos pedaços e envolva no refogado. Junte as lentilhas previamente demolhadas e bem escorridas e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte o leite de coco e deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem macios, com o tacho tapado e em lume brando. Se necessário acrescente um pouco de água se achar que a mistura está  ficar muito seca.

Entretanto estrele os ovos e sirva o caril de lentilhas com os ovos escalfados e com um pouco de arroz basmati bem soltinho.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Uma boa ideia, pois tenho um restinho de lentilhas para usar! Também costumo fazer algumas refeições vegetarianas. Este fim de semana, fiz uma feijoada de cogumelos pleurotos, e ficou muito saborosa, apesar de não ter levado a couve. Não foi totalmente vegetariana, porque levou algumas rodelas de chouriço para dar sabor. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Nos primeiros 3 meses aqui em londres, tinha duas amigas indianas no curso que me convidaram uma vez para jantar, elas fizeram dahl e caril de ovos, acho que elas iriam adorar esta versão ^_^

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *