Quem não gosta de uma bela alheira com tudo aquilo a que temos direito, como ovo e batatas? Eu adoro. Mas é daquelas coisas que evito comer a todo o custo, quer pelo excesso de gordura das alheiras – que como enchido se devem mesmo evitar e não devem fazer parte da nossa alimentação diária – quer porque em muitos casos estão cheias de conservantes e ingredientes impronunciáveis que, como sabemos não são a melhor escolha para o nosso dia a dia.

Mas como tudo na vida, um dia não são dias, e é possível tornar um belo prato de alheiras um pouco melhor para nós e para o nosso organismo.

Em primeiro lugar escolher alheiras de boa qualidade (ou caseiras para quem as consegue!)Preparadas com o mínimo de aditivos possíveis, com menos gordura e utilizando um método mais artesanal. E sim, encontram-se algumas de muito boa qualidade no mercado. Depois da escolha das alheiras, há que saber combiná-las e prepará-las da melhor forma possível! Grelhar ou preparar no forno em vez de fritas em litros de óleo, acompanhar com legumes salteados como grelos ou espinafres e em vez das batatas fritas usar batata doce assada no forno. O ovo preparado apenas com um fio de azeite, ou até sem nenhum gordura e apenas um pouco de água, tornam uma receita que podia ser grande pecado em algo que afinal não faz assim tão mal…


(Hoje é o ultimo dia para enviarem as vossas frases para o passatempo KASA.) 


Ingredientes para 2 pessoas:


2 alheira de boa qualidade

200g de espinafres frescos

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

2 ovos

2 batatas doce médias


Preparação:


Coloque a alheiras num pirex ou prato que possa ir ao forno e pique-as com um garfo ou palito para que não rebentem. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.

Lave bem as batatas doce e corte-as em rodelas não muito finas. Coloque-as numa taça e tempera-as com um pouco de sal e um fio de azeite. Envolva bem e coloque-as sem as sobrepor num tabuleiro e leve-as também ao forno até que fiquem douradas.

Numa frigideira com um pouco de azeite salteie os espinafres até que fiquem murchos, e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Estrele os ovos num frigideira anti aderente e apenas com um fio de azeite ou num pouco de água.

Sirva as alheiras com o ovo e os espinafres e acompanhe com as rodelas de batata doce.


Bom Apetite!

11 Responses

  1. Adoro alheiras, mas é algo que como pontualmente. Tenho uma colega que costuma distribuir pelos colegas de serviço, alheiras feitas pela sua mãe. Costumo furar com um palito e colocar num tabuleiro, ou forrado com papel de alumínio ou com uma grelha, e asso-as no forno, elas ficam estaladiças e largam bastante gordura. Pessoalmente, gosto delas com grelos de couve ou nabiça, cozidos ou salteados, esquecendo as batatas e do ovo. Ainda tenho uma alheira caseira no congelador, e acho que irei fazer esta versão, com a batata doce. Como refere, dias não são dias, há coisas que são para ocasiões especiais e consumos pontuais. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Confesso q o único enchido q ainda como de quando em vez é alheira de aves (caseira). Mas ñ sou grande fã de a comer assim, inteira… Gosto mais de a inserir em pratos onde ela é desfeita e acompanhada de outros produtos, nomeadamente uns folhados de alheira e maçã q são uma delícia 🙂 Tb já fiz croquetes de alheira com sementes de sesame – tudo feito no forno 🙂 Bjinhos.

  3. Anónimo, tenho uma costela transmontana por parte do pai (Chacim), a minha colega é de Gimonde, e sempre as comi assim, embora também goste de as usar noutra preparação diferente (folhado, arroz, como recheio de um peito de frango/perú/rolo de carne). Sara Oliveira

  4. Essas alheiras ficaram com um aspecto divinal!… O seu último livro já está quase a caminho, mal posso esperar… beijinhos 🙂

  5. Olá 🙂
    Parece-me uma ideia excelente para as alheiras e batata doce perdida que estão lá em casa… Obg. Beijinho. Rosa Pinto

  6. Eu gosto muito de alheiras… principalmente umas que a minha arranjou caseiras.
    Mas há algum tempo que não consegue arranjar, tenho que investigar onde estão as melhores.
    Muito bom aspecto com batata doce!

  7. Eu também já experimentei nalgumas dessas aplicações e gosto, mas prefiro mesmo com grelos! Eu sou de Macedo de Cavaleiros.