Cá em casa a farinha de mandioca serve (servia) para fazer farofa para acompanhar o feijão preto num churrasco, com picanha e até numa bela feijoada à brasileira. E um pacote de farinha de mandioca dura sempre bastante tempo cá em casa. O último que comprei, além da farofa, serviu também para fazer o pão de mandioca e batata doce que publiquei recentemente e lá andava parado na despensa à espera que o bom tempo viesse para uns churrascos e assim preparar a consequente farofa para colocar no feijão preto.
No outro dia comprei beringela para fazer panada. Raramente faço esse tipo de fritos, até porque a beringela absorve imenso a gordura, mas andava com vontade de a preparar assim. Preparo a beringela, bato os ovos, e quando vou para ir buscar o pão ralado, descubro que afinal não tinha. Mudo o plano e preparo-me para fazer a beringela “albardada”, passada por farinha normal e ovo, até que reparo na farinha de mandioca. A consistência desta farinha faz-me lembrar o pão ralado, e decido fazer a substituição.
Correu bem. Muito bem. Tão bem que acho que nunca mais faço panados de outra forma. A beringela ficou muito mais seca e não gordurosa como costuma acontecer quando é frita.
E não descansei enquanto não experimentei fazer verdadeiros panados com a farinha de mandioca em vez do pão ralado. Voltou a resultar e pessoalmente acho que prefiro.
As coisas que se descobrem quando temos que desenrascar….
Ingredientes para 2 pessoas:
1 beringela pequena
sal e pimenta q.b.
farinha de mandioca q.b. (ou pão ralado em alternativa)
2 ovos
azeite ou óleo para fritar
Preparação:
Lave a beringela e corte-a em rodelas com cerca de 0,5cm de espessura. Tempere-as depois com sal e pimenta e deixe-as ficar assim um bocadinho, para libertar alguma água, pois ajuda a que as beringelas não fiquem amargas.
Numa taça bata os ovos e noutra taça coloque a farinha de mandioca. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer.
Seque as fatias de beringela num pouco de papel de cozinha e passe-as depois pelo ovo e finalmente pela farinha de mandioca. Leve a fritar no azeite quente de ambos os lados, até que fique dourado e a beringela macia.
Escorra sobre papel absorvente e sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas, ou como parte de uma refeição sem carne ou peixe.
Bom Apetite!
10 respostas
Uma excelente entrada, diferente e surpreendente
http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/
Adoro esta ideia! Para experimentar nos fritos em geral, que são raros em casa, ou nos "fritos" no forno. É caso para dizer que a "a necessidade aguça o engenho", ou "quem não tem cão, caça com gato"! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Obrigada pela sugestão. A farinha de linhaça é também um óptimo substituto permitindo um corte nos hidratos em simultâneo.
O resultado ficou com ótimo aspecto, vou experimentar, pois aqui em casa a farinha de mandioca tinha apenas o mesmo fim que a sua.
Boa semana.
A farinha de mandioca fica muito bem em fritos! Experimentei em Moçambique onde é um produto corrente em comparação com o pão ralado, numas lulas(acabadinhas de sair do mar) fritas que adorei e descobri também que substituindo pela farinha de trigo no peixe frito também fica muito melhor.
Parabéns pelo blogue e pelas ideias de todos os dias e felicidade!
Nazenine
Que boa ideia essa da mandioca.
Também faço beringela panada mas rego com mel ou geleia de milho e serve de entrda.Abraço
Que boa ideia essa da mandioca.
Também faço beringela panada mas rego com mel ou geleia de milho e serve de entrda.Abraço
Parece delicioso, vamos experimentar.
Lá em casa costumamos fazer com courgetes.
Que engraçado aconteceu-me o mesmo é desde aí que faço os panados assim é ainda por cima sem glúten 🙂
Olaaa 🙂 da para fazer no forno? O procedimento é o mesmo? E os graus e duração quais serão?