Com a mudança de casa, e o facto de agora ter um pequeno jardim, aproveitei um canteiro ao longo do jardim para o transformar numa mini-horta. Temos morangos, alfaces e tomate cereja, espinafres, pimentos e beringelas e também coloquei uns pés de courgete. Mas as nossas courgetes não vingam… Ou seja começam a crescer, e quando começam a ter cerca de 10 cm, começam a murchar e a amarelecer. E portanto nunca conseguimos colher nenhuma.
Mas valem-me os amigos que têm courgetes – e muitas – e não sabem o que lhes fazer. O Nuno, que me trouxe uma gigante, e o Paulo e a Cláudia que partilham connosco as muitas courgetes que o pai do Paulo tem tido.
Portanto, não têm faltado courgetes por aqui, e há que as utilizar das mais variadas maneiras. Desta vez acabaram como “folhas” de lasanha, numa receita que apesar de ser um pouco diferente, fica muito boa, saborosa e leve, óptima para dar conta do excesso de courgetes.
Experimentem que vale a pena!
Ingredientes para 4 pessoas:
2 courgetes médias
400g de migas de bacalhau demolhadas
2 cebolas
1 alho francês grande
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
3 dentes de alho
1 folha de louro
queijo ralado q.b. (usei mozarella)
Preparação:
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Corte também o alho francês e lave-o bem para que liberte todas as impurezas.
Descasque as courgetes e corte-as no sentido do comprimento em tiras finas, e tempere-as de sal e com um pouco de azeite. Reserve.
Leve um tacho ao lume com a cebola em rodelas, o alho francês, a folga de louro, os dentes de alho picados e um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco, até que diminua de volume e comece a ficar translúcido e acrescente depois as migas de bacalhau bem espremidas. Deize cozinhar durante alguns minutos, até que o bacalhau esteja cozinhado. Retifique de sal e de pimenta.
Leve uma chapa ou um grelhador ao lume e deixe aquecer bem. Cozinhe depois as fatias de courgete de ambos os lados até que fiquem macias. Reserve.
Para montar a “lasanha”, comece por colocar um pouco da mistura de bacalhau no fundo de um pirex. Coloque depois umas fatias de courgete cozinhada, repita com mais bacalhau e mais fatias de courgete, até esgotar os ingredientes e acabando com fatias de courgete. Cubra depois com o queijo ralado e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e fique ligeiramente dourado.
Sirva com uma salada.
Bom Apetite!
3 respostas
Mais uma boa ideia!
Há coincidências, pois tenho algumas courgetes e bastante alho francês em casa, e é uma forma diferente de lhes dar uso, sem ser na sopa, estufados ou assados no forno. Mais uma sugestão para experimentar, para juntar às outras que estão na "fila de espera" (e que não para de aumentar!).
Um grande bem haja pela partilha destas sugestões, que são uma forma de variar os legumes do dia a dia.
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Hummm adoro lasanhas assim com beringela ou curgette.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/creme-de-cebola.html
Thanks for your provide useful information that i'm looking for. My company is providing this service thay man hinh iphone | And provide thay man hinh iPhone 6s Plus If you have the demand, you can contact with me