Geladinhos de Morango e Melancia

É difícil de explicar esta paixão por cozinhar. De ir para a cozinha e fazer aquilo que a maior parte das pessoas trás dos supermercados. O pão, o iogurte, as bolachinhas, os sumos, os gelados. É difícil conseguir explicar esta paixão por estar horas na cozinha – seja de verão ou de inverno – e de ver as coisas que fazemos com as nossas mãos a ganhar forma. A deixarem de ser um conjunto de ingredientes para passarem a ser um bolo, um caril, uma sobremesa…

De pegar em farinha, fermento e água e passado umas horas termos um pão. De pegar em açúcar, ovos, farinha e manteiga e termos um bolo. 

É principalmente difícil de explicar a quem acho que é uma perda de tempo – ou quem diz que não tem tempo – porque é que o tempo que passamos na cozinha é tão maravilhoso e nos faz sentir quase mágicas, porque conseguimos transformar ingredientes em coisas boas de comer.

Também não conseguimos bem explicar o entusiasmo porque temos uma nova forma de bolos, porque finalmente descobrimos um ingrediente que queríamos muito, ou porque há uma nova loja de artigos de cozinha perto de nossa casa.

O entusiasmo com que recebo o senhor da transportadora de cada vez que chega com uma encomenda de algo que comprei – sabe-me sempre a natal e a abertura de presentes. Daquele entusiasmo de ter algo de tão desejado. Talvez só as pessoas que falam esta linguagem consigam percebam esta felicidade.

No dia em que o novo molde de gelados de pau chegou cá a casa, foi Natal em Julho. O entusiasmo foi tão grande que o molde foi imediatamente lavado e em minutos havia geladinhos no congelador com os ingredientes que havia cá em casa. Melancia e Morango e uns gelados que se revelaram irresistíveis.


Ingredientes para 8 gelados:


110g de açúcar

180ml de água

150g de Melancia (sem casca ou pevides)

150g de morangos

2 colheres de sopa de sumo de limão


Preparação:


Num tacho misture o açúcar com a água e leve ao lume, mexendo até dissolver o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente a temperatura do fogão e deixe ferver cerca de 1 minuto. Retire do lume e acrescente o sumo de limão deixando arrefecer.

Corte depois a melancia em cubos e os morangos em pedaços e triture-os com a ajuda de uma varinha mágica até estar bem triturado. Acrescente depois a calda de açúcar e limão e envolva bem.

Verta depois a mistura nas formas de gelado (se não tiver formas de gelado utilize pequenos copos de plástico) tape e coloque o pauzinho.

Leve ao congelador cerca de 5 horas antes de servir.

Para servir desenforme os gelados (se necessário passe o molde por água quente) e sirva de imediato!


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Aqui está uma rceita simples e deliciosa! Não é preciso complicar as coisas, e esta combinação é a que costumo fazer em sumo, com um pouco de gengibre.
    Não é a única a ter este gosto, esta paixão pela culinária. Quer seja nos ingredientes (normais ou "exóticos"), utensílios (formas de bolos, tachos, cortadores de bolachas – tenho uma coleção enorme), livros de culinária (tenho muitos que não cabem na estante). Tenho que ser é um pouco contida, não só em termos financeiros (alguns itens especiais são caríssimos, e fora do meu alcance) como em termos de logística (falta de espaço na cozinha e estantes), mas com um pouco de jeito, consigo controlar o "vício" (risos)!
    É dificil de explicar, e de transmitir, mas é especial apresentar algo que fizemos com muito carinho, tirar partido dos ingredientes, e tentar fazer algo especial com algo aparentemente "banal".
    Gosto muito de cozinhar, apesar de não ter muito tempo para esta atividade, tento tirar partido das inspirações tiradas em vários sítios (blogs, livros, ou mesmo a nossa intuição), e aplicar no dia a dia em coisas simples.
    Apesar de gostar de fazer bolos, tenho uma verdadeira "pancada" por bolachas e biscoitos, os quais faço em casa (fazer parte de um grupo de bolachas no FB não ajuda a travar esta "maluquice", no qual partilho o que faço).
    Um grande beijinho, e muita inspiração, Sara Oliveira

  2. Na cozinha/culinária tal como em outras áreas, quem ñ percebe q gostamos mesmo do q fazemos, com tds as 'contrariedades' q isso possa trazer, nem vale a pena perder tempo a explicar 🙂 Mas eu percebo-te 🙂 Não passo tanto tempo na cozinha como tu, nem sou tão apaixonada, mas sim, tenho um 'bichinho' pela culinária e tb prefiro andar a ver coisas e utensílios p cozinha do q andar a ver roupa ou calçado 🙂 E tb tenho mt gente q ñ percebe pq passo mts domingos de volta da bancada e do forno se podia fazer outras coisas 🙂 Mas quem ñ entende, lá está, ñ vale a pena perder tempo a explicar. Porém, ficam tds contentes e 'invejosos' qd provam algo feito por nós 🙂 Q belos geladinhos e bem saudáveis 🙂 Bjinhos.

  3. Joana, revejo-me a "200%" nos seus comentários!!!
    Vou experimentar estes gelados sem falta!
    Obrigada pela sua partilha!
    Beijinhos,
    Elsa Ferreira

  4. Cozinhar tem muito de Alquimia 🙂 É quase como uma magia… juntar ingredientes tão diversos e ter como resultado pratos e doces tão saborosos e muitas vezes surpreendentes.

  5. Boa tarde!
    Eu tambem amo cozinhar, para mim é uma paixao, e una terapia. Dificil de explicar, principalmente quando digo " nos dias em que estou stressada, chatiada, quando preciso espairecer a cabeça, o primeiro sitio onde quero estar é na minha cozinha, rodeada da minha grande coleçao de receitas, à volta da minha Enorme coleçao de guardanapos de papel, fazer bolos, ou um bom lanche, ou um bom jantar romantico,…
    Nem sei de onde veio este amor pelos tachos (tenho 22 anos), mas quando tinha 15 anos fui obrigada a aprender sozinha a cozinhar para 8 pessoas. Desde aì, nao me falem de uma receita nova, porque enfiu-me logo na minha cozinha 😉
    Ana Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *