Espetos de Camarão Crocante e Molho Agridoce

A ementa do almoço do aniversário do Zé foi variada mas relativamente rápida de preparar. O parto principal foi um clássico por aqui, de entremeada assada lentamente, com batatinhas louras, salada de tomate e manjericão e coleslaw de couve branca, maçã e hortelã. Das sobremesas, além do bolo de aniversário, só fiz clássicos como arroz doce, torta de laranja e uma mousse de chocolate. As entradas foram mais “elaboradas”. Depois de um simples paté de chouriço, de umas tapas de guacamole com presunto e de uns folhados de queijo com sementes de girassol e mel, fiz estes camarões crocantes, que foram do agrado de quase todos. Apesar de levarem um bocadinho de tempo a preparar, valem a pena!


Ingredientes:


25 camarões grandes previamente descongelados

2 folhas de massa filo

azeite q.b.

molho sweet Chilli para servir (usei caseiro)

maionese de alho para servir (usei caseira)


Preparação:


Retire as cabeças e as cascas ao camarão, deixando apenas o rabo. (Poderá depois aproveitar as cascas e a cabeça para fazer caldo de camarão caseiro.)

Tempere o camarão com um pouco de sal e coloque cada um deles num espeto de bambu, (pelo rabo), de modo a que fiquem direitos. Reserve.

Corte a massa filo em 25 tiras finas com no 2cm de largura e pincele-as com um pouco de azeite. Envolva depois cada um dos camarões na massa filo, enrolando a massa à volta do camarão.

Frite os camarões em óleo quente, até que fiquem cozinhados e a massa dourada e crocante (Aconselho a usarem um recipiente alto para fritar, para que consigam submergir o camarão na sua totalidade e segurar pelo espeto!).

Escorra os camarões sobre papel absorvente e coloque numa travessa. Regue com o molho agridoce e com a maionese de alho.

Sirva como entrada.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Muito bom aspecto…

    Preciso de sugestões/ideias para uma festa de aniversário com cerca de 40 adultos. jantar volante, receitas praticas e de preferência se possam fazer antecipadamente.

    obrigado 😉

  2. Tenho que experimentar assim, pois tentei fazer no forno (para não ser frito) e não ficou bom, a massa ficou húmida, não ficou crocante. Vou experimentar.
    Beijinho.
    Susana

  3. Uma receita muito vistosa! Uma mesa com comida deliciosa, variada, e rápida de preparar, agrada a todos, e deixa mais tempo para as pessoas apreciarem estes momentos de convívio.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  4. Boa tarde Joana. Que agradável e apetitosa receita. Provei algo semelhante num restaurante em Arouca… Delicioso. Muito grata pela partilha. um beijinho.. Carpe Diem *

  5. Boa tarde Joana. Que agradável e apetitosa receita. Provei algo semelhante num restaurante em Arouca… Delicioso. Muito grata pela partilha. um beijinho.. Carpe Diem *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *