Coelho à Caçador

Dos coelhos caseiros congelados que ainda tenho cá por casa – da generosa oferta que a minha amiga Joana me fez – saiu desta vez uma receita mais clássica, de coelho estufado em vinho tinto, também conhecido como coelho à caçador. Aqui todos gostamos e como sobrou, congelei uma parte com o caldo, para num destes dias fazer assim um arroz de coelho!

Para quem não gosta assim tanto de coelho, acho que com esta receita o sabor da carne fica mais disfarçado pelo uso do vinho tinto e do tomilho.

Por aqui continuam as receitas de inspiração Outonal…. Falta-me só conseguir arranjar marmelos para poder fazer marmelada….


Este sábado, dia 15 de Outubro, vou estar no Porto, nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, das 15h às 18h, para um workshop de “Receitas Rápidas para Impressionar” Para mais informações e se inscreverem info@workshops-popup.com

No domingo, dia 16 de Outubro, é a vez de Ovar, na Colher de Chá! Das 10h às 13h vamos fazer “Entradas e Petiscos”. Para se inscreverem e mais informações geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:


1 coelho partido em pedaços

300ml de vinho tinto

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 raminho de tomilho fresco

100g de bacon em cubinhos

1 raminho de salsa

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com um pouco de azeite e com a folha de louro. Acrescente os cubinhos de bacon e deixe refogar. Junte depois o coelho e envolva bem no refogado e deixe que comece a alourar bem. Tempere de sal e pimenta, acrescente o vinho tinto e o tomilho e deixe ferver, tapado, em lume brando durante 45 minutos até o coelho estar macio e o molho apurado. Se necessário durante a cozedura poderá acrescentar um copo de água e retificar de sal e pimenta, se achar que está a ficar com pouco molho. Se gostar poderá temperar também com um pouco de picante ou piri-piri.

Acompanhe com puré de batata ou batatas cozidas e polvilhe com a salsa picada antes de servir.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. E assim sai mais um prato a inspirar-se nestes dias outonais! O tempo está a ficar mais fresco e a pedir comida mais reconfortante e quentinha para "aquecer" a alma.
    Gosto de coelho, e era assim que a minha mãe costumava fazer, com vinho tinto e alho. Apesar de não ser frequente em casa, aparece de vez em quando. Mais uma ideia para colocar em prática, assim que arranje o coelho.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Pois o meu marido gosta imenso de coelho!… Esta é uma ótima sugestão. Tenho é que comprar o tomilho fresco.
    Pelo que percebi, a carne não é previamente marinada, certo?

  3. Simplesmente adoro! Desde pequena que gosto, o meu tio trazia coelhos bravos da terra (da zona de Castelo Branco). Depois uma das minhas avós também chegou a ter criação. Infelizmente o meu marido não gosta de coelho, por isso faço para mim e restante família e, às vezes, até só para mim…
    Beijinho.
    Susana

  4. O meu tio costumava criar coelhos, adoro coelho à caçador, agora só tenho o meu outro tio que caça umas lebres de vez em quando :p Eu só não posso fazer a ligação fofinho saboroso mas admito que se fechar os olhos mesabe sempre muito bem :p

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *