Tarte de Maçã com Recheio de Doce de Ovos

Há muitos anos (pelo menos desde 2009 e com a receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/12/tarte-de-maca-com-doce-de-ovos.html) que costumo fazer uma tarte de maçã com doce de ovos. Ontem, e com imensas maçãs em casa – ainda das que vieram de Alcobaça – decidi fazer novamente essa receita. Na realidade fiz uma receita inspirada nessa. Usei uma massa sablé, uma massa doce para base de tartes e fiz uma receita de doce de ovos em que as claras também são usadas, o que resulta numa maior quantidade e num doce de ovos não tão fino, e talvez seja por isso que também seja conhecido como doce de ovos pobre.

Ficou uma tarte muito bonita – e como a minha tarteira retangular é um pouco mais pequena que uma redonda, ainda sobrou massa para 4 pequenas tarteletes que eu acho que ainda ficaram mais bonitas do que a tarte em tamanho familiar. Se tiverem paciência e um bocadinho de tempo para a fazerem esta receita, acreditem que fica melhor do que a outra versão partilhada, além de que poderão usar esta massa para fazerem outras tartes e tarteletes doces. É uma receita que dá sempre jeito.

E entretanto há mais workshops. 

Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer “Presentes de Comer” para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para bakingday@hotmail.com)

No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para “Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar”. O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)


Ingredientes:


Massa sablé:

100g de açúcar em pó

2 gemas

300g de farinha

125g de manteiga

4 colheres de sopa de leite


Doce de ovos pobre:

6 ovos

o peso dos ovos em açúcar (ovos pesados com casca)


Cobertura:

2 ou 3 maçãs

canela q.b.

açúcar demerada ou amarelo para polvilhar


Preparação:


No robot de cozinha coloque o açúcar em pó, a manteiga, as gemas, a farinha e o leite e ligue-o, deixando-o a trabalhar até que se forme uma massa homogenea e uniforme. Se não tiver robot de cozinha, deverá colocar a farinha, o açúcar e as gemas numa taça, abiri uma cova ao meio e adicionar as gemas, o leite e a manteiga em cubos pequenos e ir amassando com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea. 

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa (ou formas de tarteletes individuais). Como a massa fica um pouco mole e é um pouco difícil de estender com o rolo, eu prefiro forrar à mão a tarteira, mas no caso de usarem rolo experimente esticar a a massa entre duas folhas de papel vegetal.

Depois da tarteira forrada com a massa, leve-a a cozinhar, cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.

Entretanto prepare o doce de ovos. Numa taça bata os ovos com o açúcar e leve depois ao lume, sem parar de mexer, até o doce engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Lave bem as maças e retire-lhes o caroço. Corte-as depois em rodelas finas (eu usei a minha mandolina borner, mas podem fazer à mão com uma faca afiada.)

Retire a tarte do forno e recheie com o doce de ovos e cubra depois com as rodelas de maçã. Polvilhe com a canela em pó e com o açúcar demerada (ou amarelo) e leve novamente ao forno cerca de 20 minutos ou até a maçã estar dourada e assada.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Uma visão deliciosa para o meio da semana!
    Adoro tarte de maçã, e tal como as receitas de bolo de maçã/chocolate/laranja, receitas de tarte de maçã nunca são demais.
    Costumo fazer frequentemente uma tarte cuja base de massa é cozida e leva maçãs "marinadas" com um pouco de canela e açúcar, raspa e sumo de limão, ou especiarias variadas (depende da inspiração do momento e da acidez/doçura das maçãs), e vai de novo ao forno para cozer as maçãs. Foi uma tentativa de reproduzir a "Tarte de Maçã" da Frutalmeidas (uma casa famosa pelos pasteis de massa tenra na Av. de Roma, Lisboa). Não tem nada a ver, mas fica muito boa.
    Não sou muito amiga de bolos com creme, mas esta parece ser bastante deliciosa e interessante (gostei do termo "doce de ovos pobre"). Mais uma para experimentar.
    Fico a aguardar a receita do chutney de maçã e mais outras ideias com as maçãs.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Fiz esta tarte há uns tempos e esqueci-me de cá vir comentar o quão maravilhosa ficou! Ficou tão boa, que hoje voltei cá para vir buscar a receita porque quero fazer outra vez 🙂 Entro no TOP das minhas tartes favoritas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *