Sopa de Abóbora e Cenoura Assada com Caril (receita também em video)

Quem não entrou em 2017 com a ideia de, pelo menos durante uns tempos, ter mais cuidado com a alimentação? Por aqui estamos em contenção alimentar, até porque esperam-nos ainda muitas festas de aniversário durante este mês, começando logo com duas no domingo… Por isso, e para ver se entramos nos eixos, estamos mais contidos no resto da semana. E começamos logo com uma sopa de legumes assados com um toque de caril, que fica tão boa que nos esquecemos que nem é comida de festa – ou de como também pode ser comida de festa!

Continuo a achar que a melhor sopa com abóbora é sempre com abóbora assada. E se nunca experimentaram espero que seja desta, até porque há video a acompanhar e a provar a facilidade.

E como a sopa “é a tranca da barriga”, se andam esquecidos de comer sopa, nada melhor do que começar o ano a fazer e comer sopa.


Ingredientes para 6 pessoas:


1 cebola

azeite q.b.

sal q.b.

500g de abóbora limpa e sem casca

250g de cenoura descascada

1 colher de sopa de pó de caril

coentros frescos para servir


Preparação:


Corte a abóbora em cubos, e a cenoura em rodelas e coloque-as num tabuleiro. Tempere com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Leve a assar em forno quente (200ºC) durante 45 minutos ou até os legumes estarem macios. Retire depois do forno.

Entretanto pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite. Junte depois o pó de caril e deixe cozinhar alguns minutos para “cozinhar” o caril. Acrescente a abóbora e a cenoura assadas e um pouco de água quente e deixe levantar fervura. Triture a sopa até esta ficar bem cremosa. Se necessário acrescente mais água e deixe ferver novamente. A sopa deverá ficar espessa. Rectifique de sal.

Sirva a sopa quente polvilhada com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Uma ideia diferente, para variar a sopa!
    Tenho o hábito de assar legumes para acompanhamento, mas esqueço-me de usar esta ideia para as sopas.
    Irei "roubar" a ideia pois tenho bastante abóbora em casa, e é uma forma de variar a forma de preparação, e sabor, da sopa de abóbora.
    Este 2017 está a começar com umas ideias bastante interessantes! Venham mais!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *