Panquecas de Carnes Frias (receita também em video)

Nem só de panquecas doces de vive aqui em casa! 

Aos sábados e feriados, é sagrado. Há quase sempre panquecas para o pequeno almoço, até porque o Zé Maria não se esquece. Faço umas com banana, ovo e linhaça ou aveia ou coco, que tanto ele como também o António adoram. O Zé gosta das delas com iogurte e frutos vermelhos, mas o António come-as simples.

Mesmo em dias de brunch caseiro, as panquecas dos miúdos podem ser doces, mas faço muitas vezes para nós em versão salgada. São perfeitas para aproveitamento de carnes frias e até fazem uma refeição mais simples acompanhadas com uma salada ou até legumes salteados.

Aqui fica então – e também em vídeo – a versão dessas panquecas salgadas.


Ingredientes para 2 pessoas (4 panquecas):


100g de carnes frias cortadas em pedaços

sal e pimenta q.b.

1 ovo

60ml de leite

5 colheres de sopa bem cheias de farinha

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de sopa de manteiga


Preparação:


Numa taça misture a farinha com o sal e pimenta e o fermento. Acrescente depois o ovo e o leite e misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos.

Leve ao lume uma frigideira anti aderente grande e junte a manteiga, deixando derreter. Divida a mistura por 4 montinhos, de modo a formar 4 panquecas. Divida a carne em pedaços pelas 4 panquecas e quando começar a ver bolhinhas a formar à superfície vire as panquecas e deixe que cozinhem do outro lado.

Sirva com legumes salteados ou com uma salada verde.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. É uma ideia bastante interessante para um fim de semana, lanche ou refeição improvisada.
    Tenho que ganhar prática com as panquecas e afins, pois tenho dias em que sai bem e outros em que é para esquecer. Mas irei experimentar, num fim de semana em que tenha um pouco de tempo para saborear.
    Só por curiosidade, onde arranjou a espátula que aparece no vídeo, bem como uma outra cor de rosa (um pouco maior, que apareceu noutro vídeo)? As que costumo encontrar são pequenas e não muito ergonómicas (também pode ser falta de jeito da cozinheira!).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *