Frango Frito à Portuguesa (receita também em video)

Dizem que há 1001 receitas e bacalhau, mas eu acho que o frango deve ter um número semelhante. Talvez seja ele o nosso fiel amigo na versão carne…. 

Aqui por casa é rara a semana em que não entra na nossa ementa semanal, com uma ou outra variante. E até foi com frango que preparei o jantar de aniversário do Miguel: um delicioso arroz de frango no forno – como se fosse arroz de pato – que arrancou muito elogios de todos e que fez tanto os meus sogros como os meus pais levarem as sobras para casa!!!

Desta vez um frango “frito”, numa variante de carne de porco à portuguesa, preparada com frango e com batatas assadas no forno em vez de batatas fritas.

Uma receita que tanto dá para um jantar melhorado durante a semana, mas que também não fica mal numa refeição para receber os amigos ou a família.

Há também um vídeo, para ajudar à explicação e à preparação da receita. (Não sei o que têm achado dos videos. Eu sinceramente espero que gostem!)


Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro – Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:


cerca de 1 frango partido em pedacinhos pequenos

6 batatas médias (podem usar batata doce, normal ou uma mistura)

3 dentes de alhos

1 colher de chá de massa de pimentão

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

vinho branco q.b.

azeite q.b.

azeitonas q.b.

pickles q.b.


Preparação:


Tempere o frango com sal, pimenta, massa de pimentão, louro, os dentes de alho picados e um pouco de vinho branco.

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as num tabuleiro e tempere-as com um pouco de sal e pimenta. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fiquem douradas e macias. Se preferir pode fritar as batatas.

Entretanto leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente o frango, deixando-o fritar. Vá juntando o líquido da marinada e deixe cozinhar o frango, até ficar macio, em lume muito brando. Se necessário vá acrescentando mais vinho para não secar. Quando o frango estiver cozinhado, acrescente as batatas em cubos envolvendo bem.

Sirva com polvilhado com azeitonas e pickles picadinhos e um pouco de coentros, se gostar.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Uma ideia muito apetitosa!
    O frango é o outro "fiel amigo", designação que já aparecia nas Teleculinárias velhinhas do Mestre Silva, permitindo muitas variações.
    Gosto desta ideia, e é bom ver adaptações de receitas tradicionais, com esta carne versátil. É mais uma receita receita para experimentar brevemente!
    O bolo de café e cardamomo foi aprovado, e foi feito na sexta-feira à noite, com o que havia em casa: café descafeínado, farinha de espelta, mistura de açúcares (mascavado e branco) e de manteigas (com e sem sal). A massa lembrou o creme do bolo de bolacha da minha mãe e uns eclaires de café (creme e glacé de café) de uma pastelaria de Lisboa.
    Também o "cuscus" de couve flor foi aprovado e adaptado para cenoura e rábano. Foi um acompanhamento diferente para a carne. Estou a imaginar uma forma de usar alguns legumes desta forma (nabo, beterraba, funco, pastinaca).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Uma excelente sugestão que vou experimentar. Aproveito para dizer que adoro os vídeos e que dão imenso jeito a cozinheiras "nabas" como eu.

  3. Adoro os vídeos, mesmo! Rápidos e sempre super claros e bem pensados. Gosto mesmo muito quando a receita vem com video.
    Beijinhos e continuação do bom trabalho 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *