Dizem que há 1001 receitas e bacalhau, mas eu acho que o frango deve ter um número semelhante. Talvez seja ele o nosso fiel amigo na versão carne….
Aqui por casa é rara a semana em que não entra na nossa ementa semanal, com uma ou outra variante. E até foi com frango que preparei o jantar de aniversário do Miguel: um delicioso arroz de frango no forno – como se fosse arroz de pato – que arrancou muito elogios de todos e que fez tanto os meus sogros como os meus pais levarem as sobras para casa!!!
Desta vez um frango “frito”, numa variante de carne de porco à portuguesa, preparada com frango e com batatas assadas no forno em vez de batatas fritas.
Uma receita que tanto dá para um jantar melhorado durante a semana, mas que também não fica mal numa refeição para receber os amigos ou a família.
Há também um vídeo, para ajudar à explicação e à preparação da receita. (Não sei o que têm achado dos videos. Eu sinceramente espero que gostem!)
Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro – Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt
Ingredientes para 4 pessoas:
cerca de 1 frango partido em pedacinhos pequenos
6 batatas médias (podem usar batata doce, normal ou uma mistura)
3 dentes de alhos
1 colher de chá de massa de pimentão
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
azeite q.b.
azeitonas q.b.
pickles q.b.
Preparação:
Tempere o frango com sal, pimenta, massa de pimentão, louro, os dentes de alho picados e um pouco de vinho branco.
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as num tabuleiro e tempere-as com um pouco de sal e pimenta. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fiquem douradas e macias. Se preferir pode fritar as batatas.
Entretanto leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente o frango, deixando-o fritar. Vá juntando o líquido da marinada e deixe cozinhar o frango, até ficar macio, em lume muito brando. Se necessário vá acrescentando mais vinho para não secar. Quando o frango estiver cozinhado, acrescente as batatas em cubos envolvendo bem.
Sirva com polvilhado com azeitonas e pickles picadinhos e um pouco de coentros, se gostar.
Bom Apetite!
7 respostas
Que bom aspecto! Tenho que experimentar
Uma ideia muito apetitosa!
O frango é o outro "fiel amigo", designação que já aparecia nas Teleculinárias velhinhas do Mestre Silva, permitindo muitas variações.
Gosto desta ideia, e é bom ver adaptações de receitas tradicionais, com esta carne versátil. É mais uma receita receita para experimentar brevemente!
O bolo de café e cardamomo foi aprovado, e foi feito na sexta-feira à noite, com o que havia em casa: café descafeínado, farinha de espelta, mistura de açúcares (mascavado e branco) e de manteigas (com e sem sal). A massa lembrou o creme do bolo de bolacha da minha mãe e uns eclaires de café (creme e glacé de café) de uma pastelaria de Lisboa.
Também o "cuscus" de couve flor foi aprovado e adaptado para cenoura e rábano. Foi um acompanhamento diferente para a carne. Estou a imaginar uma forma de usar alguns legumes desta forma (nabo, beterraba, funco, pastinaca).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
PS: onde se lê "funco", deve-se ler "funcho".
Sara Oliveira
Uma excelente sugestão que vou experimentar. Aproveito para dizer que adoro os vídeos e que dão imenso jeito a cozinheiras "nabas" como eu.
Até me deu água na boca,….que excelente sugestão,..Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
O frango é mais fiel amigo que o bacalhau! Pelo menos, não é tão caro!
Adoro os vídeos, mesmo! Rápidos e sempre super claros e bem pensados. Gosto mesmo muito quando a receita vem com video.
Beijinhos e continuação do bom trabalho 🙂