Bolachas Rápidas de Maçã e Aveia

Há muito que não apareciam por aqui umas bolachinhas, Estas foram feitas para gastar umas maçãs já velhotas e enrugadas que estavam na fruteira e, e apesar de não ser muito apologista de fazer bolachinhas para os miúdos, dei por mim a achar que podia fazer uma versão mais simpática, para colocar na lancheira do Zé Maria nos dias da piscina, em que fica esfomeado no fim da aula, e para variar da fruta e frutos secos que levamos habitualmente.

Acabei por pensar nestas bolachas como uma espécie de papa de aveia portátil!

A receita permite algumas variações com outras farinhas que tenham em casa – indicadas nos ingredientes. E, apesar de esta não ser a primeira vez que as preparei, esta fornada específico saiu um bocadinho queimada… É o que dá estar distraída a fazer outra coisa, em vez de prestar atenção ao forno.

Deixo-vos esta sugestão para o fim de semana.


Ingredientes para cerca de 15 bolachinhas:


150g de maçã descascada e partida em pedaços não muito pequenos

150g de flocos de aveia

40g de farinha (podem usar farinha normal, trigo sarraceno e também farinha de linhaça)

1 ovo

30g de manteiga (ou óleo de coco)

50g de açúcar mascavado (ou mel)

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha (ou pode triturar com a varinha mágica) e triture até obter uma textura húmida e homogéna.

Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e achate-os ligeiramente com as costas da colher.

Leve o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC, e deixe cozinhar cerca de 30 minutos ou até as bolachinhas estarem douradas. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Guarde num frasco ou caixa hermética.


Bom Apetite!

10 respostas

  1. Que belas bolachinhas!
    Ainda bem que as publicou, e não teve vergonha delas, apesar do contratempo surgido. Estas bolachas são do tipo crocante ou macio?
    Em tempos, fiz umas bolachas de aveia e maçã que eram bastante saborosas, mas a sua textura era macia, não aguentando muito tempo no frasco.
    Queimar uma fornada de bolachas pode acontecer a todos, inclusivé a mim. Tinha ficado curiosa com elas, pela combinação da maçã e aveia, e irão ser feitas brevemente, ou não fosse uma "bolacheira" nas horas vagas, além de ser um pretexto para usar umas maçãs murchas e restos de farinha.
    Curiosamente, este seu "contratempo" foi o click para avançar com a publicação de duas receitas que fiz nos últimos fins de semana (aproveitamento do resíduo/polpa de leite de aveia e coco, e umas para gastar o resto de uns corn flakes) no grupo das bolachas. Estava reticente quanto à sua publicação, mas penso que poderão ser úteis para alguém.

    Um grande beijinho e um bom fim de semana,

    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *