Entremeada de Leitão Assada com Tomilho Limão

Das receitas simples e especiais, em que o truque é apenas e só tempo. Tempo para que a carne cozinhe lentamente. Não há cá assados destes feitos com pressa. Ligar o forno antes das 10h da manhã, deixar aquecer bem, colocar a carne previamente temperada e esquecer que a temos por lá, até à hora de almoço. 3 horas depois há um assado que é diferente e especial.

Há coisas que precisam de tempo e paciência. De não termos pressa e de não querermos tudo para ontem. Mesmo sem grandes cuidados, sem grande preocupação e sem grande vigilância o assado perfeito vai-se fazendo. Com tempo.

É talvez porque o domingo é sempre um dia mais relaxado, em minha casa é muitas vezes escolhido para o dia de assado lento, de almoçar devagar, de não ter pressa, de não olhar para o relógio, de não nos sentirmos pressionados por horários e para outras tarefas. Slow food no seu melhor.


Ingredientes para 4 pessoas:


1,5kg de entremeada de leitão (peça inteira com osso)

sal marinho q.b.

tomilho limão q.b.


Preparação:


Com uma faca afiada faça cortes regulares em toda a pele da entremeada – com cerca de 0,5cm de espaço entre os cortes. 

Coloque depois a carne num tabuleiro ou pirex e tempere-a com sal e com o tomilho limão, tendo o cuidado de o colocar entre os cortes na pele da entremeada.

Coloque depois a carne no forno previamente aquecido a 240ºC durante cerca de 30 minutos para ajudar a tostar a pele (o famoso “crackling”). Ao fim de 30 minutos, reduza o forno para cerca de 150ºC e deixe cozinhar mais 2h30 até que a carne fique macia e suculenta, quase a desprender-se sozinha do osso.

Retire do forno, deixe repousar uns minutos e corte-a em pedaços mais pequenos – pode-se guiar pelos cortes que fez na pele da entremeada.

Sirva a carne com puré de maça e uma salada verde ou chips de batata doce no forno. laranja e uma salada.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Ai…se não estivesse a trabalhar! Roubava a travessa (virtualmente falando) e fugia com ela!
    Mas como não dá, fico com esta sugestão para o fim de semana, pois é um pouco demorada.
    Costumo fazer este tipo de assados, embora tenha que estar em casa para "recarregar" o relógio, caso contrário não há assados para ninguém!
    Mais uma boa ideia para experimentar, com entremeada normal, pois não costumo ver a de leitão nos talhos da minha zona (supermercados grandes e hipermercado incluídos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *