Sabem-me bem estas saladas diferentes. Gosto muito de ir variando naquilo que vamos comendo. Gosto de experimentar receitas novas e tendências novas.
A couve flor, agora vira arroz e couscous, e aqui por casa também se vai experimentando. Esta serviu de refeição principal, assim mesmo (também tinha ficado bem com um ovo escalfado ou estrelado), mas é um acompanhamento que me parece que fique muito bem com os nossos churrascos de verão. É também simpática para levar na marmita, para piqueniques, e para comer na praia.
Claro que podem ir variando os ingredientes ou juntar os da vossa preferência, até ficarem com a combinação que mais gostam.
Mas principalmente não tenham medo de arriscar. De variar das batatas, arroz ou massa. De “inventar” versões mais vegetarianas ou complementadas com salmão fumado, ovo, camarão cozido ou até sobras de frango no churrasco.
No essencial não tenham medo de experimentar novos legumes e de variarem a vossa alimentação.
(E há também um video, para verem como é mesmo simples de preparar, e que não tem nada que enganar!)
E aproveitem o fim de semana da melhor maneira!
Ingredientes para (4 pessoas como acompanhamento, para 2 como refeição):
200g de couve flor
1 cenoura
2 mãos cheias de folhas de rúcula
2 colheres de sopa de passas
2 colheres de sopa e frutos secos grosseiramente picados (avelãs, amêndoas, nozes)
75g de queijo (usei brie)
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Sem cozinhar previamente, coloque a couve flor partida em pedaços, assim como a cenoura, no robot de cozinha e triture até obter uma espécie de migalhas grossas – atenção para não ficar demasiado picado.
Leve ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e acrescente a mistura de couve flor e cenoura e envolva bem, deixando cozinhar em lume brando. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até que fique macio, mas sem se começar a desfazer. Junte depois os frutos secos e as passas e envolva bem.
Numa tala coloque a rúcula e o queijo partido em pedaços. Junte depois a mistura de couve flor, cenoura e frutos secos e envolva bem.
Sirva de imediato. Pode servir de acompanhamento ou prato principal.
Bom Apetite!
5 respostas
Esta sugestão lembra uma outra receita, já apresentada no blog, de uma salada de "arroz"/"cuscus" de couve flor (experimentada em casa com uma couve flor roxa, e a primeira vez que comi couve flor crua).
Precisamos de ideias novas e de "desformatar" os acompanhamentos tradicionais, quando há tanto para experimentar.
Também, estou a aventurar-me em coisas diferentes, de forma a dar uso aos legumes da época (e não só), pois "cansa" preparar as coisas da mesma forma.
Irei experimentar, com o que tiver em casa (tenho bastantes cenouras, batatas doces, e nabo, frutos secos, queijo feta e da ilha), e com o que aparecer na cesta (agriões e nabiças – folhas tenras). Alguma coisa deve sair!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
que bela saladinha! perfeita para a época, cheia de cor e sabor! huummm…
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
(ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)
Vi ontem o video no youtube e gostei 🙂 Já fiz o teu couscous de couve-flor e fiquei fã assim como a mana 🙂 Gosto destas novas formas de comer couve-flor e outros legumes, sejam frios ou quentes 🙂 Bjinho e bom fds!
hummmm…parece muito delicia!!!!!!!!!!!
Ganhe dinheiro fazendo Marmitas ou Quentinhas
Dieta do frango | Como perder de 2 a 6 kg por semana
Dieta da maçã | Emagrecer 5 kg em uma semana
Dieta sem carboidratos | Emagreça até 6 kg em uma semana
Dieta para diabéticos é baseada no índice glicêmico
Dieta da Gota | A ênfase principal está nos pratos vegetarianos