Kefir e Queijo de Kefir (receita também em video)

Depois de me terem feito uma doação de kefir, e de ter lido muito acerca dos seus efeitos benéficos para a saúde, comecei a fazer leite/iogurte de kefir com regularidade, segundo a receita abaixo. Cá em casa o Zé Maria e eu,gostamos bastante de batido com fruta e leite/iogurte de kefir – mas não gostamos simples porque é um bocadinho ácido. Depois descobri que se podia fazer um “iogurte” de kefir mais espesso ou queijo creme, e comecei a fazer bastantes experiências… Como vou sempre fazendo, passei a usar o leite/iogurte de kefir para os batidos e faço queijo creme de kefir que uso simples em todas as receitas que normalmente usaria queijo creme ou mascarpone, e uso também o kefir na sua forma normal de leite/iogurte para os batidos.

Como há sempre quem me pergunte como faço, desta vez um video a explicar todos estes passos. Como fazer o iogurte/leite de kefir, e também como fazer o queijo-creme (iogurte espesso), que podem utilizar simples ou temperar, como também explico na receita e servir como um dip.

Qualquer dúvida, deixem na caixa de comentários, que tentarei responder logo que possível.


Ingredientes:


2 colheres de sopa de grãos de kefir (poderá arranjar grão de kefir através de grupos de doação no facebook)

1 litro de leite do dia ou leite biológico


limão q.b.

sal e pimenta q.b.

ervas aromáticas a gosto q.b.

alho q.b.


Preparação:


(Nesta preparação, apesar de tentar explicar da melhor maneira possível, o video apresentado é bastante esclarecedor de todos os passos)


Num frasco de boca larga limpo e esterilizado, coloque os grão de kefir e junte o leite (Atenção que não deve tocar nos grão de kefir com utensílios metálicos). Tape depois com frasco com uma gase ou uma folha de papel de cozinha e prenda com um elástico. Guarde entre 24 a 48 horas – depende da temperatura ambiente e da época do ano – num local escuro, como uma despensa ou armário. Neste período de tempo, o kefir, que é uma espécie de fungo, vai coalhar o leite e torná-lo espesso. O produto final é uma espécie de iogurte natural, mas um pouco mais líquido e com um sabor um pouco mais ácido.

Ao fim das 24 a 48 horas, deverá estar um soro no fundo do frasco, e leite deverá estar “kefirado”, com um aspeto coalhado.

Coe depois a mistura, de modo a separar os grão de kefir do leite #kefirado” ou iogurte de kefir. Neste ponto, o leite/iogurte de kefir está pronto, e com os grãos deverá repetir todo o processo inicial. O leite/iogurte de kefir deverá ser guardado num frasco limpo com tampa no frigorifico, e poderá depois ser usado em batidos com fruta, ou comido como um iogurte natural, com granola e/ou fruta. (Pessoalmente não gosto muito do kefir ao natural, sendo que a maneira preferida de o prepararmos cá em casa – e que o Zé Maria também gosta bastante, é batido com fruta e canela.)


Para fazer queijo creme de kefir, deverá pegar no leite/iogurte de kefir que acabou de coar para separar os grão de kefir, e voltar a colocar num coador forrado com gase ou papel de cozinha, com uma taça por baixo. Coloque no frigorífico e deixe a coar cerca de 48 horas. Ao fim desse tempo terá um soro límpido na taça, (que poderá usar para fazer pão, bolos, scones ou até para beber) e no coador terá uma espécie de iogurte/queijo creme.

Cuidadosamente retire esse “quejo creme” e coloque-o numa taça. Poderá usar como iogurte grego espesso, ou queijo creme, em receitas de sobremesas e cheesecakes, como utilizaria qualquer outro queijo creme, iogurte ou mascarpone, ou poderá transformá-lo num dip para barrar tostinhas.

Para isso basta temperar a gosto o “queijo creme” de kefir com raspa de limão, alho ralado, sal e pimenta e ervas aromáticas picadas a gosto. Misture bem e está pronto a servir.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. Estava curiosa com o kefir e seus derivados.
    Quando era pequena, deram à minha mãe uma espécie de "planta" do leite, que o fermentava. Só sei que não durou muito, pois ninguém gostou muito na altura.
    Tenho que ver como isto se processa, e ver se corre melhor do que a experiência com a massa mãe do pão.
    Sei que o soro do leite e mesmo aquele que vem com o queijo mozarella, dá para usar em batidos e para iniciar a massa mãe (já vi receitas a iniciar com sumo de fruta).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Nem de propósito! Deram-me uns grãos de kefir mas, cá em casa, também não gostamos do sabor ao natural. Esta receita é muito bem vinda para variar do kefir com fruta. Em relação aos bolos e afins, atenção que o iogurte de kefir perde as propriedades benéficas se for aquecido.

    1. O kefir se alimenta de lactose. O que vc pode fazer é misturar o leite animal(vaca, búfala, cabra…) com o vegetal(côco, amêndoa, castanha, nozes…). Bjsss…

    2. Existe algum tipo lactose no "leite vegetal QQ e de leite de soja"???
      O kefir de leite, como bem referiu a Isabele Gondim, alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose…

    3. Aires, o kefir de leite alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose…

    1. O kefir de leite, como bem referiu a Isabele Gondim, alimenta-se de lactose, que transforma em lactase. Na sua produção não podem ser usados produtos sem lactose…

  3. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    https://kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    https://kefirdeagua.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *