Bacalhau com Batata Doce à “Zé do Pipo” –

Nós já estamos de férias, mas as receitas por aqui continuam, com a mesma regularidade de sempre.

Hoje uma receita de bacalhau, do tipo “Zé do Pipo”, mas preparado com batata doce em puré, que os miúdos adoram, E eu confesso que a combinação de bacalhau e batata doce é uma das minha preferidas e já experimentei a sua substituição em quase todos os pratos mais tradicionais de bacalhau. Desta vez, e porque tinha em casa todos estes elementos, lembrei-me de preparar esta adaptação do bacalhau à Zé do Pipo. Os miúdos gostaram e comeram muito bem. E n´so também.

E apesar de não ser uma receita de verão, nestas noites que não parecem de verão – e que mal nos deixam usar a nossa zona de refeições no jardim – foi um jantar muito reconfortante e agradável.

Espero que também gostem.


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de bacalhau demolhado

sal e pimenta q.b.

500gr de batata doce

2 colheres de sopa de leite de coco ou natas

noz moscada

1 cebola grande

azeite q.b.

1 folha de louro

2 dentes de alho

maionese q.b.

azeitonas e salsa para decorar


Preparação:


Num tacho coza as batatas em água temperada com sal, e noutro tacho cozinhe durante alguns minutos o o bacalhau em água a ferver.

Entretanto corte a cebola em rodelas ou meias luas finas e leve-as  a cozinhar numa frigideira com o azeite, os dentes de alho laminado e a folha de louro até a cebola estar dourada e cozinhada. Tempere com um pouco de sal e pimenta.

Desfie o bacalhau em lascas, mas sem ficar muito desfeito. Reserve.

Depois de as batatas estarem cozinhadas, reduza-as a puré, e tempere de sal, pimenta e noz moscada e junte as natas ou o leite de coco misturando bem.

Unte com um pouco de azeite um tabuleiro que possa ir ao forno. Ao centro coloque o bacalhau e rodeie-o com o puré. Por cima do bacalhau disponha a cebolada e por cima desta uma camada generosa de maionese.

Leve ao forno previamente aquecido a gratinar durante alguns minutos, até a maionese estar dourada.

Antes de servir decore com as azetonas e a salsa picada e Sirva com uma salada.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Bom dia!
    Receitas com bacalhau nunca são demais, e com batata doce, ainda melhor! Além da combinação doce/salgado, é uma forma de variar o uso deste tipo de batata, normalmente associado à doçaria (foi assim que a conheci, nas azevias e broas, além de assada no forno com a casca – o meu "doce" favorito de infância).
    Passei a usar com mais frequência, nos "salgados", a partir do momento em que passou a haver maior disponibilidade de oferta ao longo do ano (sempre conheci como um legume do Outono/Inverno, a par das castanhas, e era nesta altura em que a via à venda).
    Venham mais ideias para variar estes novos "fieis amigos"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *