Compotas de Verão

Para quem como eu gosta de fazer compotas, e ainda mais, gosta de as preparar para oferecer no natal, esta costuma ser a altura do ano ideal para isso. Há muita variedade de fruta, e as opções são mais que muitas.

Este ano, o meu amigo Nuno diz que é um ano de muita e boa  fruta (a julgar pelo meu pessegueiro, tem razão!), e portanto mais uma razão para colocar as mãos à obra e preparar umas compotas. Seja apenas para ter me casa, seja para compor os cabazes de natal (parece que ainda falta muito para o natal, mas não se deixem enganar, que vem aí num instante!), esta é a época ideal para começarem a preparar compotas com todas as combinações e variedades de fruta que conseguirem arranjar.

Para vos inspirar, deixo-vos algumas sugestões, não só das minhas preferidas, mas também daquelas que têm mais comentários positivos de quem as recebe.


Doce de Pêssego e Maracujá – http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/09/doce-de-pessego-e-maracuja.html


Compota de Amoras Silvestres – http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/08/compota-de-amoras-silvestres.html


Compota de Figo com Canela e Vinho do Porto – http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/08/compota-de-figo-com-canela-e-vinho-do.html


Compota de Courgete, Canela e Limão – http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/08/compota-de-curgete-canela-e-limao.html


Geleia de Uvas – http://paracozinhar.blogspot.pt/2013/11/geleia-de-uvas.html


Compota de Ameixas Vermelhas – http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/07/compota-de-ameixas-vermelhas.html


Doce de Tomate – http://paracozinhar.blogspot.pt/2006/08/doce-de-tomate.html


Doce de Melão e Baunilha – http://paracozinhar.blogspot.pt/2016/09/doce-de-melao-e-baunilha.html


Compota de Pêssego e Baunilha – http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/07/compota-de-pessegos-caseiros-com.html


Doce de Tomate e Gengibre – http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/10/compota-de-tomate-e-gengibre.html

7 respostas

  1. Bom dia,
    Realmente a compota de pêssego e maracujá é maravilhosa!! Curiosamente na semana passada fiz a de tomate com gengibre e gostamos imenso. É uma boa seleção de compotas:)
    Beijinhos e boas férias,
    Mª Cristina Ferreira

  2. Aqui está uma boa seleção de compotas/doces (designação que sempre foi usada em casa)!
    Costumo fazer todos os anos, para ter em casa e para oferecer, havendo algumas "obrigatórias" como de alperce/damasco, morango e amoras silvestres. Já tinha feito uma adaptação da receita de pêssego e maracujá ("cheirinho"), e vai voltar a aparecer este ano.
    Apesar de estar a fazer menos quantidade que o normal, continuo a faze-las, com maior variedade de sabores, como nêsperas, laranja (quantidade normal, porque a minha irmã e eu somos fãs deste doce). Há outras que estão na calha, como de ameixa, pera, maçã, figo (se os encontrar à venda), tomate ou abóbora (na época, e porque a minha irmã adora). Irá depender da disponibilidade e inspiração, pois se às vezes os sabores são simples, há outras em que são uma combinação do que existe.
    Estou de olho no de tomate e gengibre, e no de courgete. Vamos ver se sai alguma coisa.
    Venham mais ideias e sugestões, pois não tarda nada o Natal já está aí!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  3. Adoro todas estas sugestões pois também eu chegada a epoca de cada fruto sou mega fã de doces compoas e afins. No entanto na su compota de pessego com baunilha ou limão fico com uma duvida: Costuma passar a compota com a varinha (para aí ao fim de uns 30 min) e deixa ferver ou vai fervendo lentamente e depois coloca nos frascos tal qual está? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *